A Diana está a escrever sobre algumas cidades espanholas a não perder e isso fez-me recordar a nossa passagem no ano passado por Madrid. Tinha mesmo de publicar esta receita de huevos rotos, também conhecidos por alguns como huevos estrellados. Ninguém conhece a origem exata dos huevos rotos, mas estes ganharam notoriedade nos anos 80, quando Lucio Blázquez incluiu a receita da sua avó na ementa do seu restaurante madrileno, o Casa Lucio.

É por isso uma receita muito associada à capital espanhola, embora atualmente seja um clássico da culinária que se encontra um pouco por todo o país. Para além de simples, é uma receita deliciosa e que requer poucos ingredientes. O segredo, tal como para muitas outras receitas, é usar ingredientes de qualidade.

Existem diversas variações de huevos rotos para todos os gostos: com batatas aos palitos ou às rodelas; com vários tipos de enchidos, com uma base de cebola refogada e até com legumes. Acreditamos que a que vos apresentamos hoje é uma das mais simples, mas também das mais tradicionais.

Huevos rotos com presunto

Ingredientes (2 pessoas)

  • 4 ovos
  • 5 fatias de presunto de boa qualidade
  • 3 batatas para fritar
  • Azeite para fritar os ovos e as batatas
  • Sal fino q.b.

Nota: para fritar as batatas acabei por usar óleo de girassol, o que não é bem a mesma coisa mas o resultado fica bom na mesma.

Comece por descascar as batatas e parti-las aos palitos. Escorra bem e reserve enquanto aquece o óleo. Frite as batatas até ficarem estaladiças.

batata frita para huevos rotos

Quando as batatas estiverem quase prontas estrele os ovos num pouco de azeite, temperando-os com um pouco de sal. As gemas têm de ficar líquidas.

huevos estrellados

Depois de fritas, coloque as batatas em papel absorvente e tempere com sal. Transfira-as para o recipiente onde vai servir e coloque os ovos estrelados por cima.

huevos rotos

Com uma faca e um garfo corte os ovos em pedaços. Parta as fatias de presunto em pequenas lascas e adicione ao preparado das batatas e ovos. Misture tudo e sirva quente.

huevos rotos

Ficou tão bom que até a gata lhe piscou o olho!