Para quem vive em Portugal, ir a Espanha é sempre uma boa opção para uma escapadinha. Nós adoramos fazer as malas, pegar no carro ou apanhar o avião e explorar algumas das belas terras do lado de lá da fronteira.

Por isso, como inspiração, aqui ficam 10 sugestões de locais que recomendamos de Norte a Sul de Espanha. Boas ideias para mudar de ares, ver paisagens diferentes, descobrir património com séculos de história e desfrutar de uma deliciosa gastronomia.

Ilhas Cíes (Galiza)

Bem a Norte, na costa atlântica, perto de Vigo e Baiona, estão estas pequenas ilhas paradisíacas. É possível passar lá apenas o dia ou ter uma estadia mais prolongada. Espreite aqui as nossas dicas sobre como planear uma visita a este arquipélago.

Ilhas Cíes
Ilhas Cíes
Corunha (Galiza)

Com o mar como pano de fundo, vale a pena subir à Torre de Hércules, que tem séculos de história, e apreciar as elegantes varandas de madeira e vidro das casas que ladeiam ruelas e avenidas. Uma dica gulosa: prove os maravilhosos cupcakes da Sweet Place, junto à Praça Maria Pita.

Praça Maria Pita, Corunha
Praça Maria Pita, Corunha
Praia das Catedrais (Galiza)

Esta é uma praia muito especial, considerada por muitos como uma das mais bonitas de Espanha. Por questões de conservação, é necessário marcar antecipadamente a entrada na praia (que é gratuita e inclui visita guiada). E nas proximidades existem outras praias ótimas para uns dias de relax.

Praia das Catedrais, Espanha
Praia das Catedrais
Lugo (Galiza)

Um pouco mais a Sul, afastada do mar, está a cidade de Lugo. A única cidade no mundo que ainda mantém todo o perímetro da sua muralha romana, a toda a volta do centro histórico. Robusta, é possível passear sobre esta estrutura milenar e apreciar tudo o que a rodeia.

Muralha romana de Lugo
Muralha romana de Lugo
Barcelona (Catalunha)

Nesta afamada cidade costeira, há muito para ver e conhecer. O curioso centro histórico, as Ramblas, os fantásticos edifícios de Gaudí (onde se inclui a famosa Sagrada Família), o Aquarium e muito mais. Uma das vezes que a visitámos foi numa escala entre Malta e o Porto.

Casa Batlló, em Barcelona
Casa Batlló, em Barcelona
Ciudad Rodrigo (Castela e Leão)

A caminho de Salamanca, decidimos dar uma saltada a esta cidade muralhada. Aqui, as ruas e edifícios, muito bem cuidados, respiram história. E têm uma porca de pedra bem grande, parecida com a “nossa” Porca de Murça.

Ciudad Rodrigo, em Espanha
Ciudad Rodrigo
Salamanca (Castela e Leão)

Esta é uma verdadeira cidade medieval, onde sentimos que viajámos no tempo. Vale a pena calcorreá-la, desde a Catedral, passando pelas casas e ruelas, sem esquecer a histórica Universidade, uma das mais antigas do mundo. Tem também um interessante Museu Automóvel.

Catedral de Salamanca, Espanha
Catedral de Salamanca
Madrid

A capital espanhola tem um mundo de coisas para descobrir. O Jardim do Retiro, o Palácio Real, a curiosa estação de Atocha, o Museu do Prado, o Museu Reina Sofia, praças e elegantes avenidas, só para referir algumas. A última vez que por lá passámos foi numa escala entre Marraquexe e o Porto.

Igreja em Madrid
Igreja em Madrid
Sevilha (Andaluzia)

Passámos algumas horas em Sevilha quando fomos a Cádiz. E valeu a pena! É uma cidade grandiosa, com edifícios de várias épocas que nos ajudam a vislumbrar a importância que Sevilha teve ao longos dos tempos, quer sob o domínio muçulmano como católico.

Catedral de Sevilha, Espanha
Catedral de Sevilha
Cádiz (Andaluzia)

Bem no sul de Espanha, banhada pelo Atlântico, encontra-se esta cidade, cheia de sol e vida. É um daqueles locais em que, à hora da siesta, não se vê vivalma na rua. Para além das praias, tem monumentos e jardins que merecem uma visita. E fica muito perto de Tarifa, de onde se pode apanhar um ferry para Marrocos (espreite aqui as nossas dicas para planear uma viagem a Marrocos).

Jardim em Cádiz, Espanha
Jardim em Cádiz

E aqui ficam estas 10 ideias de locais a explorar em Espanha. É claro que há muitas outras cidades fantásticas para visitar. Ficamos à espera que nos digam quais incluiriam nesta lista. Esperamos que estas sugestões vos inspirem. Afinal de contas, o destino da próxima escapadinha pode estar mesmo aqui ao lado.

Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o explorandar a crescer: Alojamento Booking | Alojamento Airbnb | Seguro de Viagem World Nomads. O nosso muito obrigado!