Hambúrguer caseiro

Nós adoramos piqueniques e estes são também uma forma de encurtar os custos dos nossos passeios. Na nossa última viagem à Serra da Estrela levámos na bagagem uns deliciosos hambúrgueres como estes cuja receita hoje partilhamos. Fazer os próprios hambúrgueres pode dar mais trabalho do que comprar já feitos, mas a qualidade compensa largamente o trabalho.

Hambúrguer caseiro 

Ingredientes (para 4 a 6 hambúrgueres):
  • 400 g de carne picada
  • 1 cebola
  • Salsa picada a gosto
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Pão ralado q.b.
  • Azeite q.b.
  • 1 fatia de queijo para cada hambúrguer
  • 2 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 folha de alface para cada hambúrguer
  • 1 rodela de tomate para cada hambúrguer
  • 4 a 6 pães de hambúrguer

Escolha a carne que mais gosta e peça para a picarem no talho. Nós usámos carne de porco, que era a que tínhamos mais à mão. Se possível, evite as embalagens com preparados de carne picada que podem ser encontradas nos supermercados. Estas contêm conservantes para manter a carne em bom estado e muitas vezes possuem uma percentagem elevada de pão ralado e outros. Caso não tenha hipótese de fugir a estas embalagens, leia bem os rótulos na hora de escolher.

Pique uma cebola e um ramo de salsa finamente. Envolva bem a carne com a cebola e a salsa. Adicione sal e pimenta e envolva um pouco mais.

Carne picada com cebola e salsa para hamburguer

É tempo de moldar os hambúrgueres. Pegue num pouco da carne, de acordo com o tamanho do hambúrguer que pretende fazer e molde uma bola. Se tiver dificuldade em definir a quantidade de cada hambúrguer, uma boa estratégia é separar a carne em porções iguais de acordo com o número de hambúrgueres que quer fazer.

Polvilhe uma superfície com pão ralado, para impedir que a carne cole e para ajudar a moldar mais facilmente. Coloque a bola de carne sobre essa superfície e espalme de forma a que o hambúrguer ganhe a sua forma. Polvilhe o hambúrguer com pão ralado e verifique que tem a forma pretendida.

Coloque os hambúrgueres num tabuleiro e leve ao frigorífico durante 30 minutos. O frio vai ajudar os hambúrgueres a manterem a forma na hora de os cozinhar. Caso não tenha tempo, pode saltar este passo.

Hambúrgueres polvilhados com pão ralado
Hambúrgueres polvilhados com pão ralado

Aproveite o tempo para preparar os restantes ingredientes necessários: fatie o tomate, lave e prepare as folhas de alface. Faça o molho à parte, juntando duas colheres de maionese e uma de ketchup.

Frite os hambúrgueres numa frigideira bem quente com um fio de azeite (ou se preferir pode optar por grelhá-los). Quando os hambúrgueres estiverem quase cozinhados, coloque uma fatia do seu queijo favorito (flamengo, cheddar, mozzarella, etc.) e tape a frigideira de forma a facilitar que este derreta.

IMG_20160412_222550900 (Small)

Agora só falta montar o hambúrguer. Coloque na base do pão de hambúrguer, depois de torrada, uma colher de molho, alface, uma rodela de tomate, o hambúrguer com queijo derretido e, para terminar, o topo do pão.

Hambúrguer caseiro

Sirva e desfrute…

P.S.: Se não se importar de comer os hambúrgueres frios, são também ótima escolha para levar consigo para um piquenique ou para uma refeição rápida no intervalo do trabalho.

Sugerimos também que experimente estas receitas:

Previous

Bruxelas, a capital…do chocolate!

Next

[Roteiro] Escapadinha em Tomar, o umbigo do Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén