Por estes dias comemorara-se a chegada do ano do macaco com celebrações na China e um pouco por todo o mundo.  Isto leva-nos a recordar as experiências gastronómicas que tivemos em Pequim e, mais recentemente, a culinarice com que decidimos começar o ano de 2016. Para nós este foi o ano do peixe, que era por sinal uma bela de uma dourada. Foi com esta receita de “Peixe ao sal” que começámos o ano na companhia de amigos.

Dourada ao sal
px1

Ingredientes:

  • 1 dourada grande
  • 1 lata de azeitonas sem caroço
  • 1 kg de sal grosso
  • 500 g de sal fino
  • 1 clara de ovo
  • 1 limão
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 ramo de alecrim
  • azeite q.b.

Peça na loja para amanharem e limparem o peixe. Comece por cortar o limão em pequenas rodelas e use-o para rechear o peixe, juntamente com o alecrim e o tomilho.

Prepare a mistura que envolverá e protegerá o peixe: envolva o sal grosso com o sal fino. O sal fino é importante na medida em que dará maior densidade à mistura e, como tal, a camada protetora será melhor.

Pique as azeitonas com a ajuda de um processador e misture-as com um pouco de azeite para fazer uma pasta de azeitonas caseira. Adicione ao sal a pasta de azeitonas, uma clara de ovo e quaisquer ervas aromáticas (picadas) que tenham sobrado de rechear o peixe. Esta mistura permite aromatizar o sal, de forma a que os sabores se possam sentir levemente no peixe.

A dourada já recheada sobre uma camada de sal aromatizado.

Num tabuleiro de ir ao forno coloque no fundo uma primeira camada de sal aromatizado. Sobre essa camada coloque o peixe e cubra-o com o restante sal. Pressione o sal contra o peixe de forma a criar uma carapaça protetora.

A dourada já totalmente coberta pelo sal aromatizado

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 170 ºC. Colque o peixe ao sal no forno e deixe cozinhar durante 20-30 minutos (dependendo do tamanho do peixe).

Retire o tabuleiro do forno com cuidado e parta a carapaça de sal com a ajuda de uma faca – estará dura.

Processo de partir a carapaça de sal que envolve o peixe.

Retire a pele e sirva os filetes. O peixe deverá estar suculento e macio, já que manteve toda a sua humidade durante a cozedura.

O peixe ao sal, macio e suculento, depois de retirada a pele.

Acompanhe com batata assada e salada.

Bom apetite!

Outras sugestões de receitas:
E algumas ideias para a sobremesa: