Vista sobre o Nordeste

[Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel

Este roteiro pela ilha de S. Miguel, nos Açores, é dedicado ao Nordeste da ilha. Esta é uma região que nos pareceu bem diferente do resto da ilha – para além de campos verdes e vaquinhas, também está recheado de arvoredo. Tivemos o azar de apanhar muita chuva no dia em que visitámos esta zona, mas ainda conseguimos ir a muitos sítios que vale a pena conhecer.

Começámos por visitar o Miradouro de Santa Iria, cuja bonita vista se vê na foto que ilustra este artigo.

Logo de seguida rumámos à Fábrica de Chá Gorreana, centenária e atualmente uma das duas únicas fábricas de chá que existem na Europa. À volta do edifício estendem-se elegantes campos de chá, “sebes” cuidadosamente cortadas de onde são tiradas as folhas de chá.

Dentro da fábrica podem ver-se muitas máquinas usadas para produzir chá e alguns objetos e fotografias antigas, como que um pequeno museu.  Também se pode provar gratuitamente chá preto e verde da Gorreana e comprar algumas variedades para levar para casa.

Vista para os campos de chá da Gorreana, com chávena em primeiro plano
Vista para os campos de chá da Gorreana

Reconfortados com este belo chazinho, embrenhámo-nos mais para nordeste da ilha e visitámos o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões. Parámos num sítio onde cai uma cascata bem alta e onde há um parque verdejante, com um ribeiro que passa pelo meio e vários moinhos antigos espalhados por ali abaixo.

Depois de explorarmos um pouco esta zona do parque, fizemo-nos de novo à estrada, seguindo para a pequena e simpática vila do Nordeste. Uma vila que, durante os meses mais quentes do ano, fica toda florida e colorida.

Igreja de São Jorge, na vila do Nordeste
Igreja de São Jorge, na vila do Nordeste

Passeámos um pouco pelo centro da vila. Estava tudo muito calmo, quase não se via vivalma.

Pesquise aqui alojamento na vila do Nordeste

Deixámos a vila do Nordeste para trás e seguimos para alguns miradouros que tínhamos incluído no nosso roteiro. Todos eles nos presentearam com vistas fantásticas para o mar, mas destacamos como nossos favoritos o Miradouro da Vista dos Barcos e o Miradouro da Ponta do Sossego.

Miradouro da Vista dos Barcos, no Nordeste da Ilha de São Miguel
Miradouro da Vista dos Barcos

A chuva caía intensa, e mesmo assim ficámos maravilhados com as vistas panorâmicas que fomos descobrindo. Para além disso éramos quase os únicos em cada sítio onde parávamos – umas das vantagens de visitar os Açores em Dezembro.

Chegou a hora de irmos conhecer um sítio historicamente muito importante. O local onde chegaram os primeiros povoadores portugueses à ilha de S. Miguel, no século XV: a vila da Povoação.

Depois de estacionarmos sem dificuldade demos um pequeno passeio pela vila. A certa altura sentimos que era hora de acomodar o estômago. Por isso fomos provar as fofas da Povoação, uma espécie de éclair muito famoso por estas bandas. Espreite mais informações sobre este bolo e sobre outras coisas que vale a pena provar no nosso artigo sobre o que comer (e beber) em S. Miguel.

Vista sobre o Porto da Vila da Povoação
Vila da Povoação
Pesquise aqui alojamento na Povoação

Depois deste dia de passeio, aproveitámos o final de tarde para ir relaxar nas águas termais da Poça da Dona Beija, na localidade das Furnas. É a vantagem de estarem abertas até às 23h. Pagámos 4€ para entrar e experimentámos as cinco piscinas de águas quentes. Há balneários com chuveiros e para trocar de roupa, o que dá muito jeito. Ficámos surpreendidos por estar tanta gente nas piscinas, considerando a época do ano – Dezembro – e a hora tardia!

Adorámos a experiência e recomendamos.

Poça da Dona Beija, Piscinas Nurais em São Migue, Açores
Entrada para a Poça da Dona Beija
Pesquise aqui alojamento nas Furnas

Sem dúvida mais um dia bem passado em S. Miguel. Partilhamos aqui o mapa do percurso que fizemos pelo Nordeste.

Se já visitou o Nordeste de S. Miguel, de que mais gostou? Deixe um comentário e partilhe connosco.

Veja também estes artigos:

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

5 thoughts on “[Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel”

  1. Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar

  2. Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: o que não perder - Explorandar

  3. Pingback: Roteiro pelas Furnas e o famoso cozido | Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.