Os Açores são agora um destino de eleição e ainda bem, porque vale muito a pena conhecer estas ilhas maravilhosas. Depois de viajarmos até à ilha de S. Miguel, preparámos esta lista com 12 das coisas que mais gostámos de comer durante a nossa estadia, iguarias que consideramos imperdíveis. Esperamos que tenha oportunidade de as experimentar!
E se quiser conhecer outras especialidades poderá provar nesta e nas outras ilhas dos Açores, espreite o artigo Gastronomia nos Açores: lista completa do que comer em cada ilha.
1. Queijo da Ilha
Não é preciso ir aos Açores para reconhecer o mérito e sabor único dos queijos do arquipélago. O mais conhecido e fácil de encontrar em Portugal continental é o queijo da ilha de S. Jorge. Uma das vantagens de viajar para os Açores é que aqui encontramos uma variedade ainda maior de queijos para provar.
Na foto temos um pedaço de queijo das Flores acompanhado do também característico doce de ananás. Uma combinação a não perder.
Para quem quer levar queijo dos Açores para casa e estiver em S. Miguel, é possível comprar uma grande variedade por exemplo no mercado de Ponta Delgada ou no hipermercado que existe no centro comercial da cidade.
Reserve aqui uma tour gastronómica em Ponta Delgada2. Ananás dos Açores
O ananás produzido nos Açores tem características únicas graças ao solo e clima das ilhas. Existem ananases de vários tamanhos e podem ser encontrados à venda em supermercados, restaurantes e mesmo nas próprias plantações, que vale a pena conhecer.
Nós fomos visitar a plantação Augusto Arruda, em Ponta Delgada. Adorámos explorar as várias estufas, onde vimos desde mini ananases, ainda muito jovens, até ananases crescidos, quase prontos a apanhar.
3. Carne açoriana (bife)
Nos Açores produz-se alguma da melhor carne de vaca a nível nacional e internacional. A nossa sugestão é que não abandone as ilhas sem provar um bom bife.
4. Chá
Bebericar um chá quentinho tendo como pano de fundo as plantações de chá é algo que, na Europa, apenas é possível nos Açores. Por isso não podíamos deixar de visitar uma plantação. Visitámos uma das duas existentes em S. Miguel, a Gorreana. O outro produtor de chá existente na ilha é a Fábrica de Chá do Porto Formoso.
Durante a nossa visita, provámos o resultado da cultura do chá trazida para os Açores no séc. XVIII por mestres japoneses. No final, ainda comprámos umas caixinhas de chá para oferecer.
5. Cozido das Furnas
Essencial numa visita à ilha de S. Miguel é visitar as Furnas e experimentar o famoso cozido. Os vários ingredientes, incluindo o inhame (tubérculo bem conhecido nos Açores e que experimentámos pela primeira vez), são colocados numa panela que é enterrada junto às caldeiras e que coze sob ação da energia geotérmica durante 5 horas.
É um prato cheio de sabor, que não deixa ninguém indiferente.
Reserve aqui uma tour às Fontes Termais das Furnas com jantar (cozido)6. Licores
Alguém cá em casa é perdido por licores. Na nossa viagem, quase por acaso e depois de um dia de passeio, acabámos por ir visitar a Fábrica de licores Mulher de Capote e provar a enorme variedade de licores que têm para oferecer. O meu favorito é o de maracujá. Já a Diana, não dispensa o de amora. Mas existem outras marcas e sabores a experimentar nas ilhas.
Durante a nossa visita à fábrica, aproveitámos e trouxemos logo algumas miniaturas de vários licores como souvenirs para oferecer à família.
7. Fofa da Povoação
Se for à Vila da Povoação, não se esqueça de provar uma “Fofa” – uma espécie de éclair recheado com creme de baunilha e coberto com um creme de chocolate. Um doce típico da vila que é uma perdição…
Quando lá fomos procurámos em várias pastelarias, mas só conseguimos encontrar no Restaurante Jardim, próximo da praça principal da vila.
8. Queijadas
Ainda no capítulo dos doces, não podemos esquecer as apetecíveis queijadas. As mais conhecidas são as Queijadas da Vila, das quais gostamos bastante.
Mas existem outras, tal como esta apetecível Queijada de Feijão que conseguimos fotografar pouco antes de desaparecer quando visitámos a Caloura.
9. Peixe
É um pecado ir aos Açores e não experimentar o peixe fresco que as ilhas têm para nos oferecer. Quer seja o peixe fresco grelhado acabadinho de pescar no Porto da Caloura, os chicharros (carapaus) fritos ou esta magnífica petinga (sardinha) da foto. O que não falta são opções para explorar.
10. Lapas e Cracas
Nos Açores, o sabor a mar não se esgota no peixe. No campo do marisco vale bem a pena provar as lapas e as cracas.
As lapas são mais fáceis de encontrar na maioria dos restaurantes, deliciosamente grelhadas e regadas com sumo de limão.
Já as cracas, apenas se encontram em marisqueiras e devem ser comidas ao natural, para melhor tirar partido do seu forte sabor a mar.
11. Kima
Quase passa despercebido, mas este refrigerante tradicional dos Açores, feito da polpa do fruto da paixão, é excelente. Para quem gosta de maracujá vale bem a pena provar. A nós faz-nos recordar os refrigerantes da nossa infância mas com sabor a maracujá.
12. Caramelos das Furnas
Nas Furnas, para além do cozido, é possível encontrar uma série de outras iguarias. Uma das que descobrimos foram os caramelos tradicionais de limão. Para além de deliciosos, são uma ótima prenda para trazer de recordação.
Leia também a lista completa do que comer em cada ilha dos Açores.
Existem com certeza muitas outras delícias que nos escaparam e que descobriremos em próximas visitas aos Açores. Se tiver sugestões, partilhe-as connosco nos comentários, vamos querer experimentar!
Aproveite e espreite aqui as nossas sugestões de roteiros para explorar a ilha de S. Miguel e desfrute ao máximo deste paraíso.
Kit do Viajante
Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!
- Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
- A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
- Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
- Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.
Esta página pode conter links de afiliados.
Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: 10 sítios a não perder – explorandar
Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar
Pingback: 4 passos para planear uma viagem aos Açores – explorandar
Pingback: 4 passos para planear uma viagem aos Açores – explorandar
Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: 10 sítios a não perder – explorandar
Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar
Pingback: [Roteiro] Furnas e não só! – explorandar
Pingback: [Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel – explorandar
Pingback: Roteiro pelas Furnas e o famoso cozido | Explorandar
Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: o que não perder | Explorandar
Acho que já experimentei todas essas delícias! Não me canso de retornar a esse paraíso!
Só esperando a pandemia passar e abrir para brasileiros.
É mesmo um paraíso repleto de coisas boas! Também estamos ansiosos por lá voltar.
Pingback: Gastronomia nos Açores: lista completa do que comer | Explorandar
Pingback: [Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel | Explorandar