Os Açores estão na moda e vale a pena visitar agora que os voos estão mais baratos. Recentemente viajámos até à ilha de S. Miguel e, como adoramos listas, preparámos esta com 12 das iguarias que mais nos abriram o apetite.

1. Queijo da Ilha
Queijo da ilha das Flores, nos Açores, com doce de ananás
Queijo da ilha das Flores com doce de ananás

Não é preciso ir aos Açores para reconhecer o mérito e sabor único dos queijos do arquipélago. O mais conhecido e fácil de encontrar em Portugal continental é o queijo da ilha de S. Jorge. Uma das vantagens de viajar para os Açores é que aqui encontramos uma variedade ainda maior de queijos para provar. Na foto temos um pedaço de queijo das Flores acompanhado do também característico doce de ananás. Uma combinação a não perder.

Para quem quer levar queijo dos Açores para casa, é possível comprar uma grande variedade por exemplo no mercado de Ponta Delgada ou no hipermercado que existe no centro comercial da cidade.

2. Ananás
Ananás dos Açores

O ananás dos Açores tem características únicas graças ao solo e clima das ilhas. Existem ananases de vários tamanhos e podem ser encontrados à venda em supermercados, restaurantes e mesmo nas próprias plantações, que vale a pena conhecer. Nós fomos visitar a plantação Augusto Arruda, em Ponta Delgada. Adorámos explorar as várias estufas, onde vimos desde mini ananases, ainda muito jovens, até ananases crescidos, quase prontos a apanhar.

3. Carne açoriana (bife)
Bife de vaca dos Açores

Nos Açores produz-se alguma da melhor carne de vaca a nível nacional e internacional. A nossa sugestão é que não abandone as ilhas sem provar um bom bife. 

4. Chá
Chá dos Açores

Bebericar um chá quentinho tendo como pano de fundo as plantações de chá é algo que, na Europa, apenas é possível nos Açores. Por isso não podíamos deixar de visitar uma plantação. Visitámos uma das duas existentes em S. Miguel, a Gorreana.  O outro produtor de chá existente na ilha é a Fábrica de Chá do Porto Formoso.

Durante a nossa visita, provámos o resultado da cultura do chá trazida para os Açores no séc. XVIII por mestres japoneses. No final, ainda comprámos umas caixinhas de chá para oferecer.

5. Cozido das Furnas
Cozido das Furnas

Essencial numa visita à ilha de S. Miguel é visitar as Furnas e experimentar o famoso cozido. Os vários ingredientes, incluindo o inhame (tubérculo bem conhecido nos Açores e que experimentámos pela primeira vez), são colocados numa panela que é enterrada junto às caldeiras e que coze sob ação da energia geotérmica durante 5 horas.

6. Licores
Licor dos Açores

Alguém cá em casa é perdido por licores. Na nossa viagem, quase por acaso e depois de um dia de passeio, acabámos por ir visitar a Fábrica de licores Mulher de Capote e provar a enorme variedade de licores que têm para oferecer. O meu favorito é o de maracujá. Já a Diana, como sempre, não dispensa o de amora. Mas existem outras marcas e sabores a experimentar nas ilhas.

Durante a nossa visita à fábrica, aproveitámos e trouxemos logo algumas miniaturas de vários licores como souvenirs para oferecer.

7. Fofa da Povoação

Se for à Vila da Povoação, não se esqueça de provar uma “fofa” – uma espécie de éclair recheado com creme de baunilha e coberto com um creme de chocolate. Um doce típico da vila que é uma perdição… Quando lá fomos procurámos em várias pastelarias, mas só conseguimos encontrar no Restaurante Jardim, próximo da praça principal da vila.

Fofa da Povoação, Açores
8. Queijadas

Ainda no capítulo dos doces, não podemos esquecer as apetecíveis queijadas. As mais conhecidas são as Queijadas da Vila, das quais gostamos bastante. Mas existem outras, tal como esta apetecível Queijada de Feijão que conseguimos fotografar pouco antes de desaparecer quando visitámos a Caloura.

Queijada de feijão, na Caloura, Açores
Queijada de Feijão
9. Peixe

É um pecado ir aos Açores e não experimentar o peixe fresco que as ilhas têm para nos oferecer. Quer seja o peixe fresco grelhado acabadinho de pescar no Porto da Caloura, os chicharros (carapaus) fritos ou esta magnífica petinga (sardinha) da foto. O que não falta são opções para explorar.

Peixe petinga, Açores
10. Lapas e Cracas

Nos Açores, o sabor a mar não se esgota no peixe. No campo dos bivalves vale bem a pena provar as lapas e as cracas. As lapas são mais fáceis de encontrar na maioria dos restaurantes, deliciosamente grelhadas e regadas com sumo de limão. Já as cracas, apenas se encontram em marisqueiras e devem ser comidas ao natural, para melhor tirar partido do seu forte sabor a mar.

11. Kima

Quase passa despercebido, mas este refrigerante tradicional dos Açores, feito da polpa do fruto da paixão, é excelente. Para quem gosta de maracujá vale bem a pena provar. A nós faz-nos recordar os refrigerantes da nossa infância mas com sabor a maracujá.

Kima de maracujá, bebida dos Açores
12. Caramelos das Furnas

Nas Furnas, para além do cozido, é possível encontrar uma série de outras iguarias. Uma das que descobrimos foram os caramelos tradicionais de limão. Para além de deliciosos, são uma ótima prenda para trazer de recordação.

Caramelos das Furnas, Açores
Caramelos das Furnas

Adorámos descobrir estas delícias na Ilha de S. Miguel. Existem com certeza muitas outras que nos escaparam e que descobriremos numa próxima visita. Se tiver sugestões, partilhe-as connosco nos comentários, vamos querer experimentar!

Agora que já ficou com uma ideia das iguarias que poderá experimentar em S. Miguel, espreite também as nossas sugestões de roteiros para explorar a ilha e desfrute ao máximo deste paraíso.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos no nosso dia a dia e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Adquira os seus voos no SkyScanner. É um dos motores de pesquisa mais completos que conhecemos.
  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • O seguro de viagem é essencial para qualquer viajante. A Iati Seguros tem opções para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Sempre que precisamos de alugar carro comparamos preços no Rentalcars.
  • Já poupámos umas centenas de euros em taxas de levantamento com o cartão Revolut.
  • A maior oferta de guias e livros de viagem em Português está na Wook. Para livros em inglês e sem portes recomendamos o Book Depository.

Esta página pode conter links de afiliados.