Já tínhamos manifestado o nosso desejo de ocasionalmente partilhar aqui no Explorandar coisas que nos inspiravam no nosso dia-a-dia quando planeamos as nossas viagens. Numa altura em que regressa o sol e já só pensamos nas férias de Verão, esta lista das melhores praias de Portugal e Espanha, na opinião da Condé Nast Traveler, veio mesmo a calhar para nos lembrar dos destinos fantásticos que temos mesmo aqui a dois passos, muitos deles que ainda não experimentámos. Começamos pelas praias portuguesas…

Praia da Falésia (Algarve) 

praia-da-falesia-portugal-cr-getty

Esta praia de Albufeira tem a particularidade de possuir uma arriba de argila vermelha, que se mistura com a areia e provoca este efeito visual lindíssimo.

Praia da Marinha (Algarve)

praia-da-marinha-portugal-cr-getty

É uma das praias mais conhecidas de Portugal, com as suas características formações rochosas. Já foi considerada pelo Guia Michelin como uma das 10 praias mais bonitas da Europa.

Praia de Odeceixe (Algarve) 

praia-de-odeceixe-portugal-cr-getty

Rumando para norte, encontramos as belíssimas praias da Costa Vicentina. Uma das que se destacam é a Praia de Odeceixe, no local onde a Ribeira de Odeceixe encontra o Oceano Atlântico. Prometemos em breve escrever um pouco mais sobre as nossas aventuras pela Costa Vicentina.

Praia da Adraga (Estremadura) 

praia-da-adraga-portugal-cr-getty

A praia portuguesa mais a norte desta lista é a Praia da Adraga no Concelho de Sintra. Para lá chegar o acesso é feito através de uma estrada sinuosa a partir de Almoçageme. As rochas escuras, as falésias e a areia branca são as características mais marcantes desta praia.

Cala en Porter (Ilhas Baleares)

cala-en-porter-menorca-cr-getty

A primeira praia espanhola da lista é uma praia rodeada por falésias, situada na Ilha Minorca, que apesar do seu nome é a segunda maior ilha do Arquipélago das Ilhas Baleares.

Praia de Ses Illetes (Ilhas Baleares)

ses-illetes-beach-formentera-cr-getty

Também nas Ilhas Baleares, mas desta vez na costa norte da Ilha de Formentera, fica a enorme extensão de areia da Praia de Ses Illetes.

Praia das Catedrais (Galiza)

playa-de-las-catedrales-spain-cr-alamy

Uma praia que é muito comum encontrar nas listas de praias mais bonitas de Espanha é a Praia das Catedrais, com as suas majestosas formações rochosas. Estivemos quase para a visitar há alguns anos, quando visitámos La Coruña, mas ainda continua na nossa bucket list.

Praia do Silêncio (Astúrias) 

playa-del-silencio-spain-cr-alamy

Continuamos pelas praias de águas frias do norte da Península Ibérica para a paradisíaca Praia do Silêncio (ou El Gavieru), nas Astúrias. Nos últimos anos tem vindo a ter mais visitantes e no Verão nem sempre é tão silenciosa como o seu nome anuncia.

Praia de Rodas (Galiza)

01

Para último deixamos a nossa descoberta do último Verão, a Praia de Rodas nas Ilhas Cíes, que já foi considerada pelo jornal inglês The Telegraph como uma das 10 praias mais paradisíacas da Europa. Se decidirem visitar, não se esqueçam de consultar as nossas dicas práticas e que atividades poderão fazer nas Ilhas Cíes.

Deixamos o mapa com todas as praias assinaladas. Agora é só explorandar…

Fonte das fotografias: Condé Nast Traveler e Explorandar (última foto).

Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o explorandar a crescer: Alojamento Booking | Alojamento Airbnb | Seguro de Viagem World Nomads. O nosso muito obrigado!