Ao calor e ao sol de agosto apetece juntar umas idas à praia. Mas a maioria das praias sofrem o peso de todos os veraneantes decidirem ir de férias ao mesmo tempo. Quem tira férias em agosto depara-se sempre com o pico anual de procura e de preços, tornando-se um desafio encontrar férias baratas e num local sossegado. Desafio aceite! Começámos a procurar e encontrámos as Ilhas Cíes. Um pequeno arquipélago na costa de Vigo, um paraíso natural considerado pelo The Telegraph como uma das 10 praias mais paradisíacas da Europa. 

Também apelidado de “Caribe Galego” por causa das suas praias de areia branca e águas cristalinas, as Ilhas Cíes fazem parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. 86% da área protegida é subaquática e as águas frias garantem a existência de um ecossistema único para várias espécies de peixes e aves.

IMG_3453 (Medium)
O arquipélago é composto por três ilhas: a Isla del Faro e a Isla de Monteagudo, que se encontram unidas por uma pequena ponte de construção humana e pelo extenso areal da lindíssima Praia das Rodas, e a Isla de San Martiño que se encontra um pouco mais a sul (e que apenas é acessível com barco próprio).

As ilhas mantêm-se desertas uma boa parte do ano, contando nesses meses apenas com o trabalho de 4 guardas florestais permanentes. Na época balnear existem ferrys várias vezes ao dia a partir das cidades de Cangas, Vigo e Baiona. Baiona é a mais próxima de Portugal, a pouco mais de meia hora de carro da fronteira portuguesa, e foi aqui que decidimos apanhar o nosso ferry.

DSC06248 (Medium)

As ilhas têm um limite de máximo de visitantes diários (2000 visitantes + cerca de 800 campistas e algumas pessoas com barco próprio) pelo que é importante reservar a viagem de ferry com antecedência.

Nas ilhas não existem carros ou bicicletas, mas os principais locais são facilmente alcançáveis a pé. São proibidos animais de estimação como forma de proteger a fauna e flora. Os visitantes que vêm apenas por um dia são convidados a regressar com o seu lixo porque na ilha não existem papeleiras.

IMG_3330 (Medium)

O único alojamento nas ilhas é um parque de campismo. Visitantes que pretendam passar uma ou mais noites na ilha devem ter uma reserva confirmada no parque de campismo antes de comprar a viagem de ferry. Existem quatro pequenos restaurantes e um supermercado, com preços acima da média. Escreveremos um artigo com mais pormenores sobre as infraestruturas da ilha e mais dicas para organizarem a vossa viagem.

IMG_20160811_120022817 (Medium)

São inúmeras as atividades que se podem fazer nas Ilhas Cíes: aproveitar as bonitas praias, passeios pedestres na natureza, ver as estrelas, mergulhar, atividades educativas para crianças, observação de pássaros, ver o pôr-do-sol, entre outras que descrevemos em maior detalhe aqui.

Vejam também todas as dicas úteis que preparámos para quem vai viajar para as Ilhas Cíes.

Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o explorandar a crescer: Alojamento Booking | Alojamento Airbnb | Seguro de Viagem World Nomads. O nosso muito obrigado!