Aproveitámos o nosso período de quarentena em casa, devido à COVID-19, para “viajar” até França com um prato clássico da culinária francesa que prima pela simplicidade: linguado à meunière. Esta é uma técnica habitualmente usada em peixe e inclui um molho à base de manteiga dourada (noisette), salsa e limão. O resultado vale bem a pena, vai querer experimentar.
O linguado à meunière é um prato que hoje em dia está vulgarizado um pouco por toda a França e que a nós nos lembra as viagens que fizemos por este país. Mais do que o prato em si, foi a técnica “meunière” que se tornou conhecida mundialmente e que pode ser adaptada a outros peixes para além do linguado.
Curiosamente, “meunière” significa “esposa do moleiro” e é uma referência ao facto de o peixe ser passado por farinha antes de seguir para a frigideira. Pode fazer-se este prato apenas com os filetes do peixe, mas na sua versão mais tradicional, e que decidimos seguir, o peixe é cozinhado inteiro e filetado à mesa. Um prato simples e em que se destaca a qualidade dos ingredientes usados.
Aqui fica a receita. E se a fome de viagens persistir depois de comer este belo prato, espreite o nosso roteiro pela Côte d’Azur, uma região lindíssima no Sul de França.
Receita de Linguado à meunière
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 2 linguados (ou 4, se forem pequenos)
- farinha q.b.
- azeite q.b.
- 4 colheres de sopa de manteiga
- Sumo de 1 limão
- 14 a 16 batatinhas cozidas
- Salsa finamente picada
- gomos de limão para decorar
Modo de preparação:
Comece por preparar o peixe. É necessário em primeiro lugar retirar a pele escura que o cobre de um dos lados. Para isso, raspe com uma faca junto à barbatana do rabo para conseguir soltar a pele, agarre-a e vá esfolando ao longo do peixe até retirar toda a pele. Com uma tesoura, corte as espinhas ao longo das laterais do peixe.
Passe o peixe por farinha e sacuda-o um pouco para retirar o excesso de farinha.
Aqueça um pouco de azeite – ou manteiga, se preferir – numa frigideira e, depois de bem quente, coloque lá o linguado. Frite-o de ambos os lados.
Uma dica: para evitar que o linguado fique demasiado cozinhado na zona do rabo, que é mais fina, pode a meio da fritura colocar uma rodela de limão na frigideira debaixo do rabo do peixe.
Quando estiver quase pronto, acrescente alguns cubos de manteiga, para o sabor desta ser absorvido pelo peixe. Repita o processo até todos os linguados estarem fritos e crocantes. Tempere o peixe com sal e pimenta e reserve, enquanto prepara o molho.
Pode usar a mesma frigideira ou adiantar o processo que se segue à parte, enquanto cozinha o peixe. Derreta a manteiga até esta ficar dourada (manteiga noisette). Quando esta estiver dourada, introduza o sumo de um limão e envolva.
Para o empratamento, coloque o peixe numa travessa e derrame abundantemente o molho por cima. Decore com salsa finamente picada e os gomos de limão. Acompanhe com batatinhas cozidas ou puré de batata.
Desfrute! E se experimentar fazer este delicioso peixe em casa, deixe-nos um comentário no final deste artigo, conte-nos como ficou.
Guarde a receita para mais tarde no seu Pinterest:
Um prato muito delicioso
É verdade, também gostamos muito!
Pingback: Receita de Arroz de Lingueirão - Explorandar
A melhor receita de linguado à moleira. Adaptei-a às minhas opções pessoais, isto é, não como hidratos de carbono à noite, mais limão que manteiga no molho, tempero sem salsa ou pimenta, apenas cristais de sal moídos num almofariz, não chegou a ficar crocante por os preferir mal passados.
Ficamos contente que tenha gostado Pedro, nós também adoramos esta receita. Sempre que podemos gostamos também de adaptar ao nosso gosto e inventar com as receitas que fazemos. Boas experiências culinárias!