Linguado à meunière

Linguado à meunière

Aproveitámos o nosso período de quarentena em casa, devido à COVID-19, para “viajar” até França com um prato clássico da culinária francesa que prima pela simplicidade: linguado à meunière. Esta é uma técnica habitualmente usada em peixe e inclui um molho à base de manteiga dourada (noisette), salsa e limão. O resultado vale bem a pena, vai querer experimentar.

O linguado à meunière é um prato que hoje em dia está vulgarizado um pouco por toda a França e que a nós nos lembra as viagens que fizemos por este país. Mais do que o prato em si, foi a técnica “meunière” que se tornou conhecida mundialmente e que pode ser adaptada a outros peixes para além do linguado.

Curiosamente, “meunière” significa “esposa do moleiro” e é uma referência ao facto de o peixe ser passado por farinha antes de seguir para a frigideira. Pode fazer-se este prato apenas com os filetes do peixe, mas na sua versão mais tradicional, e que decidimos seguir, o peixe é cozinhado inteiro e filetado à mesa. Um prato simples e em que se destaca a qualidade dos ingredientes usados.

Aqui fica a receita. E se a fome de viagens persistir depois de comer este belo prato, espreite o nosso roteiro pela Côte d’Azur, uma região lindíssima no Sul de França.

Receita de Linguado à meunière

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 2 linguados (ou 4, se forem pequenos)
  • farinha q.b.
  • azeite q.b.
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • Sumo de 1 limão
  • 14 a 16 batatinhas cozidas
  • Salsa finamente picada
  • gomos de limão para decorar

Modo de preparação:

Comece por preparar o peixe. É necessário em primeiro lugar retirar a pele escura que o cobre de um dos lados. Para isso, raspe com uma faca junto à barbatana do rabo para conseguir soltar a pele, agarre-a e vá esfolando ao longo do peixe até retirar toda a pele. Com uma tesoura, corte as espinhas ao longo das laterais do peixe.

Passe o peixe por farinha e sacuda-o um pouco para retirar o excesso de farinha.

Linguado sem pele pronto a passar por farinha
Linguado sem pele pronto a passar por farinha

Aqueça um pouco de azeite – ou manteiga, se preferir – numa frigideira e, depois de bem quente, coloque lá o linguado. Frite-o de ambos os lados.

Uma dica: para evitar que o linguado fique demasiado cozinhado na zona do rabo, que é mais fina, pode a meio da fritura colocar uma rodela de limão na frigideira debaixo do rabo do peixe.

Quando estiver quase pronto, acrescente alguns cubos de manteiga, para o sabor desta ser absorvido pelo peixe. Repita o processo até todos os linguados estarem fritos e crocantes. Tempere o peixe com sal e pimenta e reserve, enquanto prepara o molho.

Linguado à meunière na frigideira
Linguado à meunière na frigideira

Pode usar a mesma frigideira ou adiantar o processo que se segue à parte, enquanto cozinha o peixe. Derreta a manteiga até esta ficar dourada (manteiga noisette). Quando esta estiver dourada, introduza o sumo de um limão e envolva.

Manteiga noisette
Manteiga noisette

Para o empratamento, coloque o peixe numa travessa e derrame abundantemente o molho por cima. Decore com salsa finamente picada e os gomos de limão. Acompanhe com batatinhas cozidas ou puré de batata.

Linguado à meunière
Linguado à meunière

Desfrute! E se experimentar fazer este delicioso peixe em casa, deixe-nos um comentário no final deste artigo, conte-nos como ficou.

Guarde a receita para mais tarde no seu Pinterest:

Receita de Linguado à meunière

5 thoughts on “Linguado à meunière”

  1. Pingback: Receita de Arroz de Lingueirão - Explorandar

  2. Pedro Maio

    A melhor receita de linguado à moleira. Adaptei-a às minhas opções pessoais, isto é, não como hidratos de carbono à noite, mais limão que manteiga no molho, tempero sem salsa ou pimenta, apenas cristais de sal moídos num almofariz, não chegou a ficar crocante por os preferir mal passados.

    1. Ficamos contente que tenha gostado Pedro, nós também adoramos esta receita. Sempre que podemos gostamos também de adaptar ao nosso gosto e inventar com as receitas que fazemos. Boas experiências culinárias!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.