Uma das coisas que mais gostamos quando vamos a um sítio diferente é experimentar a comida local, de preferência em sítios onde os locais também vão. A verdade é que é mais provável aí encontrarmos comida com qualidade tanto a nível de sabor…como de preço. Budapeste não foi diferente, e durante a nossa estadia experimentámos coisas bem boas.
Começando pelos salgados…
Num dos muitos mercados de Natal por onde passámos provámos lángos. Basicamente parece um pão redondo e espalmado que é frito.
O lángos pode levar em cima diferentes coisas, como carne e legumes. Nós comemos o mais comum e que a maioria das pessoas comiam: com manteiga de alho, natas azedas e muito queijo ralado. Muito bom, recomendamos! E enquanto comíamos o nosso lángos, no meio do mercadinho de natal, começou a nevar. Foi verdadeiramente mágico!
Visitámos também um restaurante simpático na zona do Bairro Judeu, onde experimentámos algumas iguarias, como o famoso goulash, uma espécie de guisado de carne. Com um sabor forte, esta era uma comida tradicionalmente feita pelos pastores húngaros, com carne de vaca. Hoje é possivelmente o prato húngaro mais famoso.
Também provámos uma deliciosa sopa de queijo.
E ainda houve tempo para os doces…
Para sobremesa, o empregado do restaurante recomendou-nos um bolo húngaro de mel, o milotai, crocante e saboroso. Vale a pena experimentar.
Pelas ruas e mercados de Natal de Budapeste encontrámos muitas barraquinhas a vender um doce que já tínhamos visto noutros países desta zona da Europa: o kürtőskalács, ou “bolo chaminé”. Este bolo tem a forma de uma rosca e é feito com uma massa doce. Pode comer-se apenas com a tradicional camada de açúcar crocante ou com outras coberturas, como canela, noz ou chocolate.
Como não podia faltar em pleno Inverno, também aquecemos a alma com um delicioso chocolate quente, a bebida ideal para os dias frios de Inverno.
Nesta nossa escapadinha deu para ficar com um gostinho da comida húngara, mas ficámos com vontade de voltar e provar mais . Quem sabe um dia destes!
Aproveite e espreite aqui a nossa maravilhosa escapadinha pelo centro da Europa, durante a qual passámos por Amesterdão, Viena, Bratislava e Budapeste em plena época natalícia. Em breve prometemos contar mais sobre as iguarias que provámos nas outras cidades que visitámos.
Kit do Viajante
Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!
- Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
- A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
- Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
- Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.
Esta página pode conter links de afiliados.
Pingback: [Roteiro] Explorando Budapeste em dois dias - parte II - explorandar
Pingback: [Roteiro] Explorando Budapeste em dois dias - parte I - explorandar