Mercado Natal em Bratislava

[Roteiro] Visitar Bratislava em dois dias

Bratislava, a capital da Eslováquia, foi a terceira capital que visitámos durante a nossa viagem ao centro da Europa em Dezembro. Apanhámos um autocarro da Regiojet em Viena por apenas 5€, onde nos ofereceram uma reconfortante bebida quente, e em uma hora e meia estávamos em Bratislava.

Um pouco de História

A Eslováquia está localizada numa zona bem central da Europa, tendo fronteira com a Áustria, República Checa, Polónia, Ucrânia e Hungria. Chegou a fazer parte do Império Austro-húngaro, império este que se desintegrou após a I Guerra Mundial – altura em que a Eslováquia passou a fazer parte da Checoslováquia.

Desde 1948, após a II Guerra Mundial, este território esteve sob o controlo da União Soviética, tendo-se libertado em 1989. Disseram-nos que foi em Bratislava que uma parte importante da Revolução de Veludo teve início.

Em 1993 a República Checa e a Eslováquia separaram-se de forma amigável. Desde 2004 que este país faz parte da União Europeia e tem como moeda o Euro.

A língua oficial da Eslováquia é o eslovaco. Os habitantes locais não pareciam muito à vontade para falar connosco em inglês, mas faziam um esforço para nos perceber. 

À descoberta de Bratislava, a capital

Durante os dois dias que passámos em Bratislava ficámos alojados num apartamento simpático próximo do centro da cidade, o que nos permitiu andar sempre a pé.

Pesquise aqui alojamento em Bratislava

À semelhança de Viena e de Budapeste, Bratislava é banhada pelo rio Danúbio, um rio que me lembra sempre a famosa valsa “Danúbio Azul”, de Strauss.

Como nos era uma cidade totalmente desconhecida decidimos fazer duas free tours, uma no centro histórico e outra que incluía a subida ao castelo.

Free tour em Bratislava
Ponto de encontro de uma free tour

Passámos nalguns sítios repetidos nas duas tours, mas as informações que os guias deram foram bastante complementares. Também foram importantes para termos algumas recomendações sobre onde comer boa comida tradicional e a bom preço.

A verdade é que a cidade nos surpreendeu muito pela positiva, não só pelo que vimos mas também pelo que comemos. E de uma forma geral achámos os preços simpáticos, as coisas eram baratas.

Aqui ficam algumas dicas mais detalhadas do que ver e fazer em Bratislava:

Igreja Azul 

A Igreja de Santa Isabel, mais conhecida como Igreja Azul (Kostol svätej Alžbety – Kék templom), surpreende não só pela cor como pela sua arquitetura de linhas suaves, em estilo Arte Nova.

Construída entre 1909 e 1913, é da autoria do arquiteto Ödön Lechner, a quem deram a alcunha de “Gaudi Húngaro”.

Está localizada no centro histórico, tendo sido inicialmente usada como capela da escola que existe nas proximidades, também em Arte Nova.

Vale a pena explorar as ruas do centro da cidade e descobrir outros edifícios neste estilo.

Castelo de Bratislava

O Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad) sofreu várias reconstruções e remodelações ao longo dos séculos. No reinado de Maria Teresa o castelo foi adaptado para receber o seu cunhado Alberto, que ali reuniu uma grande coleção de arte. Esta coleção foi mais tarde levada para o Museu Albertina, em Viena

Maria Teresa é uma personagem de que se ouve falar muito nos países desta parte da Europa. Foi uma grande monarca que reinou durante 40 anos um enorme território no centro da Europa, incluindo o que corresponde hoje à Eslováquia

Atualmente, no castelo, funciona o Museu Nacional Eslovaco 

Perspetivas do Castelo de Bratislava
Castelo de Bratislava

Das muralhas exteriores tem-se uma vista fantástica sobre o rio e a cidade, sobretudo quando o céu está mais limpo.

Catedral de S. Martinho 

A Catedral de S. Martinho (Katedrála svätého Martina), construída no século XV, é a maior catedral de Bratislava. Encontra-se em pleno centro histórico da cidade, no sopé do castelo, tendo chegado a fazer parte das muralhas da cidade. Era aqui que, entre 1563 e 1830, se fazia a coroação dos reis da Hungria. Maria Teresa foi coroada aqui.

A torre da Catedral, que se destaca na vista que se tem do castelo, tem uma reluzente coroa dourada no topo.

Vista a partir do castelo, com a torre da Catedral de S. Martinho em destaque
Vista a partir do castelo, com a torre da Catedral de S. Martinho em destaque

Relembrando também a ligação da cidade à monarquia, ainda se encontram, desde o centro da cidade até à Catedral, pequenas placas no chão com a imagem de uma coroa. Estas marcam o percurso que era feito para a Coroação dos monarcas.

Marcador no chão do percurso da Coroação, Bratislava, Eslováquia
Placa que marca o percurso para a Coroação

Junto da Catedral encontra-se um monumento que relembra a sinagoga que existiu ali ao lado, durante séculos. Este templo judeu foi demolido pelo governo comunista por volta de 1970 para construir a nova ponte Nový Most.

Sinagoga, Bratislava
Imagem da sinagoga desaparecida
Ponte Nový Most e deque de observação UFO 

Durante o domínio do leste europeu por parte da União Soviética, o governo desta decidiu que a capital da Checoslováquia seria Praga, muito apreciada pelos seus lindos edifícios. Bratislava foi escolhida para capital industrial.

Por isso, muitos edifícios antigos de Bratislava foram destruídos para construir bairros para operários. Foi inclusivamente destruído o bairro judeu, que já estava em ruínas, para se construir a ponte Nový Most.

A meio desta ponte foi construída uma estrutura muito alta, o UFO – que parece um autêntico OVNI. To topo existe um restaurante, de onde dizem ter-se uma bela vista da cidade.

Esculturas curiosas

Numa das pontas da Hviezdoslavovo námestie, a praça onde começou uma das nossas free tours, está uma escultura muito interessante de Hans Christian Andersen.

Este escritor dinamarquês escreveu muitos contos para crianças, pelo que algumas das suas personagens estão representadas em relevo aos seus pés, no seu ombro e até nas suas costas.

Numa zona pedonal do centro histórico está uma outra escultura curiosa e que é hoje um dos símbolos de Bratislava: representa um trabalhador, chamado Čumil. Diz-se que este senhor tanto pode estar a descansar à saída do esgoto como pode estar a espreitar por baixo das saias das senhoras…

v
Escultura de Čumil

No passado, foram vários os condutores que passaram por cima da escultura, arrancando-lhe a cabeça, pelo que recentemente foram colocados sinais de alerta junto dela.

Atualmente são muitos os turistas que se põem em cima do Čumil e lhe passam a mão da cabeça, talvez para dar sorte!

Comida eslovaca

Durante os nossos passeios pelo centro histórico de Bratislava passámos por imensos mercadinhos de Natal. Desta vez não bebemos o vinho quente que havia em todos eles. Já tinha sido suficiente a experiência que tivemos em Viena

Mas, para ajudar a aguentar o muito frio que se fazia, bebi um delicioso horuka čokolada – “chocolate quente” em eslovaco, muito útil saber! – e comi um loksa nutelova – crepe de batata típico, neste caso recheado com Nutella. Uma delícia!

loksa nutelova, crepes de batata com diferentes recheios, Bratislava
Loksa, crepes de batata com diferentes recheios

Também tivemos uma ótima experiência no restaurante onde fomos jantar, o Slovak Pub. É um restaurante muito frequentado por jovens estudantes e com excelente comida tradicional eslovaca. Têm vários pratos com queijo amargo que são uma delícia.

Embora tenham nomes difíceis de pronunciar, aqui ficam alguns dos pratos recomendados: halusky, bryndzové pirohy, kapustové strapačky, knedla, vyprážaný syr, bravcové koleno. Nós pedimos um “prato” para duas pessoas que incluía as três primeiras comidas. Eram ótimas, recomendamos sobretudo para quem adora queijo!

Bryndzové halusky bryndzové pirohy kapustové strapačky Slovak Pub Bratislava, comida Eslovaca
Prato com Bryndzové halusky, bryndzové pirohy e kapustové strapačky

Também têm algumas sopas tradicionais, que não chegámos a provar: kapustica, cesnakova polievka, fazulova polievka.

O que chegámos a provar também foi cerveja eslovaca.

Cerveja eslovaca
Caneca de cerveja eslovaca

Outros sítios a incluir num roteiro por Bratislava

  • Michalská brána – museu das muralhas da cidade, com uma excelente vista (entrada paga). É uma das principais entradas para o centro histórico. Por baixo do arco da torre, no chão, tem um círculo que indica a distância de Bratislava até algumas das cidades mais conhecidas do Mundo;
  • Stará radnica – edifício que em tempos foi uma prisão e que agora é um museu dedicado ao centro histórico de Bratislava(entrada paga). Tem uma torre de onde dizem ter-se uma bela vista para a cidade;
Stará radnica, antiga prisão, Bratislava
Stará radnica, antiga prisão
  • Slovak radio – edifício com a forma de uma pirâmide invertida, onde em tempos funcionou a emissora nacional de rádio. Tem a particularidade de ter sido incluído na lista dos 30 edifícios mais feios do Mundo;
Slovak radio, um dos 30 edifícios mais feios do Mundo, Bratislava, Eslováquia
Edifício da Slovak radio
  • Slavin – memorial à II Guerra Mundial. É um pouco afastado do centro da cidade (entrada gratuita);
  • Museu de Arte Danubiana Meulensteen – museu de arte moderna, situado próximo de Bratislava (entrada paga);
  • Hrad Devin – castelo muito conhecido, localizado nas proximidades de Bratislava (entrada paga).

De Bratislava partimos para o nosso último destino desta viagem pelo centro da Europa, Budapeste, cujo roteiro partilhamos aqui.

De que cidade gosta mais nesta zona da Europa? Deixe-nos um comentário, vamos adorar saber!

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

3 thoughts on “[Roteiro] Visitar Bratislava em dois dias”

  1. Pingback: Viagem ao centro da Europa: Amesterdão, Viena, Bratislava e Budapeste – explorandar

  2. Pingback: [Roteiro] Explorando Budapeste em dois dias – parte I – explorandar

  3. Pingback: As nossas dicas para dois dias em Viena - explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.