Para quem é guloso, Portugal é o país das maravilhas no que toda a doces. De Norte a Sul, encontram-se por todo o lado doces conventuais, bolos e outras sobremesas que dão água na boca só de pensar. E porque são tantos os doces que adoramos comer, durante as próximas semanas vamos partilhar a nossa seleção de best of. Esperamos que gostem! Começamos com os famosos ovos moles de Aveiro.

Ovos moles de Aveiro

Este delicioso doce conventual leva apenas gemas, açúcar e água, sendo envolvido em hóstia, geralmente com formas de conchas, búzios e peixes, em homenagem à ligação de Aveiro ao mar. Tão bom desde a primeira dentada que é impossível comer só um…

Turismo do Centro ©

Onde provar esta iguaria?

Um dos nossos sítios favoritos para comer ovos moles em Aveiro é a Confeitaria Peixinho. Também nos aconselharam a Confeitaria Maria da Apresentação da Cruz, mas ainda não tivemos oportunidade de experimentar.

Da última vez que fomos à Confeitaria Peixinho não resistimos e comemos também um barquinho, também ele recheado com ovos moldes.

Em Aveiro também se pode comprar doce de ovos em pequenas barricas de madeira feitas e pintadas à mão. Recomendamos o Café A Barrica. Doce de ovos para levar e comer mais tarde, à colherada…

Mas há mais a provar ali pertinho

Também recomendamos vivamente provar na Costa Nova, pertinho de Aveiro, a tripa de Aveiro. Esta tripa parece quase um crepe, mas é feita com a massa da bolacha americana, que neste caso é menos cozinhada. Pode levar qualquer recheio que se queira, embora o original seja o doce de ovos.

Eu gosto especialmente com recheio de chocolate. Mas quando fui a Aveiro a última vez estava indecisa…por isso decidi comer uma tripa mista, como doce de ovos e chocolate. Bomba de açúcar deliciosa! Um dos nossos sítios favoritos para comer tripa é no Zé da Tripa.

Já agora, por curiosidade, uma vez ouvi contar que nos conventos se faziam muitos doces com gemas porque se usava muita clara de ovo para manter os véus das freiras lisos e com alguma rigidez. Por isso sobravam muitas gemas. Benditas freiras, que deram um destino brilhante a tantas gemas ao longo dos séculos.

Ficam prometidas mais sugestões de doces em breve…

Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o explorandar a crescer: Alojamento Booking | Alojamento Airbnb | Seguro de Viagem World Nomads. O nosso muito obrigado!