Nevadas de Penacova | Doces delícias de Portugal

Hoje trazemos mais uma doce delícia de Portugal que merece ser mais conhecida. Vamos falar de um pequeno tesourinho da Beira Litoral: as Nevadas de Penacova.

Como nos conhecemos…

O Ricardo já conhece este bolinho há muitos anos. Para minha grande alegria, deu-mo a conhecer numa das nossas passagens pela IP3. Tal descoberta aconteceu no Bar 21, um café onde para muita gente que vai na viagem de Coimbra para Viseu. Embora muita gente pare sobretudo pelas sandes de leitão, são as Nevadas que me atraem de cada vez que lá passamos.

O que é a Nevada?

Eu descreveria a Nevada como um bolo em forma de queque redondo e branco. Este pequeno bolo tem uma camada fina de açúcar por fora e uma massa tipo pão-de-ló muito fofinha por dentro, com o interior bem húmido.

Nevada de Penacova trincada, do Bar 21, na IP3
Nevada de Penacova, depois de levar uma dentada

Depois deste conhecimento empírico, decidimos investigar a receita. Ficámos a saber que a parte húmida da Nevada é, na verdade, doce de ovos. E descobrimos que este doce atualmente se chama “Nevada” exatamente por se parecer com uma bola de neve.

dav

E porque dizemos “atualmente”? Porque, pelo que apurámos, originalmente este bolo se chamava “Palermo coberto”. A receita do Palermo coberto teve origem no Mosteiro do Lorvão, um mosteiro do século XII, que fica no concelho de Penacova e que é visitável.

Perspetiva exterior do Mosteiro de Lorvão, no concelho de Penacova
Mosteiro de Lorvão

Se ainda não conhece as Nevadas, recomendamos vivamente que prove uma – ou mais! São simplesmente fofas, doces, deliciosas.

Apesar de até agora nós só as termos visto e comido no Bar 21, ouvimos dizer que também são muito boas (e provavelmente um pouco mais baratas) na pastelaria “O Mosteiro de Lorvão”, na aldeia de Lorvão.

Se já conhece as Nevadas, deixe-nos um comentário e diga-nos se gosta. Nós entretanto vamos experimentando outras coisas boas, para deixar mais doces sugestões em breve.

Conheça outras doces delícias:

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

4 thoughts on “Nevadas de Penacova | Doces delícias de Portugal”

  1. Pingback: [Roteiro] Escapadinha à Serra da Estrela para (quase) ver neve - explorandar

  2. Pingback: Doces delícias a provar em Portugal | Ovos moles - Explorandar

  3. Pingback: Doces delícias de Portugal | Glória - Explorandar

  4. Pingback: Doce delícia de Portugal | Aletria - Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.