Desta vez decidimos ir conhecer o sul de França durante uma semana, em Julho. Hoje falamos um pouco sobre como explorámos durante 3 dias e meio a Côte d’Azur (também conhecida por Riviera Francesa) e um pouco mais da costa, até Marselha.
A verdade é que decidimos explorar esta zona de França em Julho não só para ainda ver os famosos campos de alfazema (espreite o nosso roteiro pela bela Provença aqui), mas também por já estar bom para ir à praia ao longo dos nossos passeios pela Côte d’Azur.
À descoberta das praias da Côte d’Azur
Logo em Nice, uma das coisas que começámos por descobrir é que algumas das praias nesta costa não têm propriamente areia… Em vez disso têm areia grossa ou pedras que magoam os pés, deixam marcas no corpo e tornam a ida à água uma aventura, num mix de dor e medo de cair. Por isso, se o objetivo for veranear – por exemplo nas praias de Nice ou nas Calanques -, recomendamos que leve sapatos de borracha próprios para ir à água, que pelo que vimos ajudam.
Mas também é verdade que existem na Côte d’Azur boas praias de areia, por exemplo em Villefranche-sur-Mer, Antibes e Cannes. Ótimas para relaxar.
Nestas praias gostámos especialmente da temperatura da água. Apesar de não ser quente, era agradável na maioria das praias onde fomos. E com o calor que estava (sempre entre os 30-36ºC), um mergulho sabia pela vida.
Como nos deslocámos
Para termos a liberdade que queríamos e conseguirmos visitar o que tínhamos planeado, decidimos alugar um carro. Tínhamos alugado online um à Rhodium (a versão low cost da Goldcar) e fomos buscá-lo à chegada, no aeroporto de Marselha. Infelizmente o serviço foi mau. Cobraram-nos a mais, incluindo um seguro que não tínhamos pedido, insistiram para alugarmos carros mais caros e tentaram impingir-nos GPS – quando, descobrimos depois, o nosso carro tinha GPS integrado. De resto, ficámos satisfeitos com o carro, apesar de não recomendarmos de todo a empresa.
A maior dificuldade que encontrámos nas nossas deslocações de carro foi mesmo o estacionamento. Pagava-se em quase todo o lado para estacionar, não achámos propriamente barato e muitas vezes mesmo pago era difícil de encontrar lugar.
Onde ficámos alojados
Para não perdermos muito tempo em viagens, decidimos ficar alojados em dois sítios ao longo da costa: ficámos duas noites num apartamento perto de Nice, junto à pitoresca aldeia de Peillon, e uma noite num hotel nos arredores de Marselha. Ficámos contentes com as duas opções.
Pesquise aqui alojamento na Côte d’Azur
Aqui fica um breve resumo de onde fomos em cada dia:
Dia 1
- Nice
- Villefranche-sur-Mer
- Eze
- Mónaco
Dia 2
- aldeia de Peillon
- Saint Paul de Vence
- Antibes
- Cannes
Dia 3
- Cassis
- percurso (difícil) pelas Calanques
Dia 4
- Marselha
Em breve descreveremos em mais detalhe cada um destes dias, com dicas úteis sobre cada um. Daremos também sugestões de alguns locais que acabámos por não ter tempo para visitar, mas que poderão ser interessantes para quem tenha mais alguns dias para passear.
Para terminar, uma curiosidade: quisemos perceber se Côte d’Azur significava mesmo o que parece, “Costa Azul”. Tínhamos dúvidas, porque sabíamos que “azul” em francês é “bleu”. Mas é mesmo, “azur” também significa “azul”. E faz todo o sentido quando olhamos para a cor forte do Mar Mediterrâneo que banha esta costa.
Kit do Viajante
Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!
- Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
- A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
- Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
- Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.
Esta página pode conter links de afiliados.
Boa noite! Chegou a publicar o roteiro dos campos de Lavanda? Obrigada
Boa noite, Ana! Publicaremos muito em breve um roteiro da Provença, partilharemos aqui consigo assim que esteja pronto. Até breve!
Olá, Ana! Tal como prometido, aqui fica o link para o roteiro que fizemos pela Provença, que incluiu os campos de lavanda:
http://explorandar.com/2019/02/09/o-nosso-roteiro-pela-provenca/. Boas viagens!
Pingback: O nosso roteiro pela bela Provença - explorandar
Pingback: 10 destinos românticos para visitar com a sua cara metade - explorandar
Pingback: O nosso roteiro pela bela Provença - Explorandar
Pingback: Receita de Linguado à meunière | Explorandar
Olá!
De cannes a Cassis (nesse trajeto) recomenda parar em algum local?
Obrigado
Olá, João!
Nesse trajeto pode passar por exemplo por Saint Tropez. Embora não tenhamos ido lá, é um local famoso e que é sugerido nalguns roteiros.
Mesmo junto a Cassis, vale a pena ir conhecer as Calanques.
Boa viagem!
Pingback: 10 destinos românticos para visitar com a sua cara metade - Explorandar