Visitámos Peniche e as Berlengas no âmbito da iniciativa #euficoemportugal da ABVP. Para além das maravilhas naturais e culturais impressionantes com que nos cruzámos, as maravilhas gastronómicas não ficaram nada atrás.
Saiba tudo o que comer em Peniche: do peixe aos produtos da terra – alguns deles gigantes! Há toda uma rota de sabores para descobrir.
O que comer em Peniche?
São inúmeras as iguarias que vale a pena provar em Peniche, e elas começam pela sua forte ligação ao mar e a tudo o que dele provém. Multiplicam-se por todo o lado os restaurantes especializados em peixe e marisco, fresco e de qualidade. Aqui, a sardinha é reconhecida como uma das melhores de Portugal, sem esquecer o robalo e os percebes das águas frias das Berlengas.
Mas a rainha dos pratos típicos é sem dúvida a Caldeirada, prato do povo, cozinhado com o peixe que vem à rede (desde que fresco!) e com os legumes das hortas de Ferrel ou de Atouguia da Baleia.
Uma sugestão que deixamos, para quem é amante de comida como nós, é fazer uma visita ao Mercado Municipal de Peniche. Pode também ir assistir à azáfama no Porto de Pesca ao final do dia e ver a chegada dos barcos de pesca.
Como recordação gastronómica para mais tarde saborear, aconselhamos a trazer consigo umas sardinhas em conserva ou doces das confeitarias locais, sobre as quais pode encontrar mais informação no fim deste artigo.
Onde comer em Peniche?
Em Peniche pode encontrar restaurantes para todos os gostos e bolsos. Desde a comida mais tradicional assente em técnicas centenárias a ambientes modernos e ecléticos. Não podemos esquecer que aqui se encontram algumas das melhores marisqueiras do Oeste e a tradição doceira não é de ficar esquecida.
Selecionámos um conjunto dos melhores restaurantes e pastelarias de Peniche que decidimos experimentar e falamos de forma breve sobre a experiência que tivemos em cada um. Para além disso deixamos um conjunto adicional de restaurantes que foram sugestões de amigos.
Restaurantes com Cozinha Tradicional
Aqui fica um conjunto de sugestões dos melhores restaurantes com comida tradicional e reconfortante.
Minhoto II
Fomos desafiados para um almoço especial no restaurante Minhoto II e viríamos a descobrir que toda a refeição seria temática e inspirada num único ingrediente: a batata doce. Mas não uma batata doce qualquer, estamos a falar da maior batata doce do país.
Este almoço fazia todo o sentido, já que o Sr. Adriano, proprietário do restaurante, estava a tentar cultivar a maior batata doce do mundo – algo que acabaria por conseguir mais tarde, em novembro de 2020.
Aos melhores – e maiores – ingredientes do mar e da terra juntou-se a mestria da Dona Isabel, que os transformou num manjar memorável.
Começámos com umas raspas de batata doce estaladiças, seguiu-se um creme aveludado de batata doce e presunto crocante. Em seguida desfilaria aquele que é para nós o prato rei da gastronomia de Peniche, a Caldeirada. Terminámos com uma tarte merengada que estava simplesmente deliciosa. Tudo isto com o famoso tubérculo que esta família tão bem conhece e sobre o qual organiza todos os anos uma mostra gastronómica.
Tudo a refeição foi acompanhada de muita simpatia e explicações sobre o método de produção apurado ao longo dos anos. Para quem não tem particular interesse em batata doce, existem várias alterativas no Minhoto II. Sem dúvida que vale a pena uma visita.
Apoie os autores
Compre o livro #Eu Fico em Portugal
25 bloggers de viagem escrevem sobre alguns dos seus locais favoritos em Portugal e nós escrevemos sobre a nossa experiência no restaurante O Minhoto II.
Pode adquirir uma versão única do livro, autografada por nós e recebê-lo comodamente em casa.
A Sardinha
Estávamos à procura de uma solução para jantar peixe grelhado e lembrámo-nos que alguém nos tinha recomendado o restaurante A Sardinha. A minha verdadeira motivação era relembrar a tão reconhecida sardinha de Peniche.
O espaço deste restaurante é amplo, com várias salas, e o atendimento simpático. Quando pedi as sardinhas assadas, que dão nome ao restaurante, tiveram o cuidado de avisar que ainda não estávamos na época em que elas são perfeitas, com a “gordura” que as caracteriza. É bom ver quando os restaurantes conhecem bem o produto que vendem.
Esta é uma boa opção para comer peixe grelhado bom e barato.
Profresco
O Profresco é um conceito diferente e original, que junta uma peixaria e um restaurante. É possível escolher e comprar o peixe que se quer e, por um valor adicional, pedir para o confecionarem e guarnecerem. Nesta visita fomos apenas à peixaria.
Para ficar com água na boca, partilhamos abaixo a deliciosa experiência que a Aline e o Will, autores do blog Latitude Infinita, tiveram no restaurante Profresco, em Peniche.
Outros restaurantes em Peniche
Deixamos também um conjunto dos melhores restaurantes que nos recomendaram ou que queríamos visitar mas que desta vez não conseguimos.
Entre Amigos: sugeriram-nos este restaurante como local alternativo para comer uma boa Caldeirada.
Toca do Texugo: dizem-nos ser um dos melhores locais em Peniche para comer peixe grelhado.
Sol é Vida (na Consolação): já nos tinham recomendado e, quando estivemos na Consolação, vimos caixas de peixe fresco a serem transportadas para o restaurante, que tem vista sobre o mar.
Restaurante do Parque: aqui queríamos provar o famoso alfaquique (peixe galo) frito com açorda de ovas. Tentámos ir, mas estava temporariamente encerrado.
Bar do Quebrado: diz-se que é o melhor local em Peniche para comer caracóis. Ainda não foi desta que a Diana me levou a experimentar este petisco. Este bar tem fama de ter uma excelente vista para o mar.
Restaurantes com Cozinha Moderna
Partilhamos alguns dos melhores restaurantes de Peniche que têm ambientes mais sofisticados e um toque de modernidade no prato.
Tasca do Joel
A Tasca do Joel é talvez o ex-libris dos restaurantes penicheiros. Mesmo antes de sairmos de casa já havia alguém a dizer-nos que esta visita era obrigatória, pelo que as expectativas eram altas.
Já em Peniche, contaram-nos que era aqui que os surfistas do Campeonato do Mundo afagavam os estômagos depois de surfarem as ondas da praia Supertubos. Por isso ficámos ainda com mais vontade de conhecer este restaurante, onde só conseguimos reservar mesa à segunda tentativa.
Ao chegar à Tasca, vê-se logo uma loja com produtos gourmet, antes de se entrar para duas salas amplas, onde a azáfama é muita.
O espaço tem uma decoração moderna. Percebemos que longe vão os tempos da década de 80, quando esta casa servia apenas pão e vinho aos pescadores regressados da faina. O forno onde os pescadores confecionavam, nessa altura, o peixe por eles pescado é um denominador comum com os dias de hoje: do forno continuam a sair várias iguarias grelhadas.
Este é um restaurante onde se privilegia os bons produtos regionais e que possui uma carta de vinhos difícil de igualar. Salienta-se os petiscos e os grelhados no forno, bem como alguns pratos que nos haviam recomendado, como os huevos rotos de bacalhau ou o Bife à Lapadusso.
Decidimos fugir aos clássicos e partilhámos um queijo de Nisa com doce de abóbora. Depois foi a vez de a Diana se debater com uns Búziuzinhos da Tasca e eu lutei bravamente com um javali estufado com batata e legumes salteados. Mas a melhor parte foi mesmo a sobremesa de maçã. Estava simplesmente deliciosa. Ficámos com vontade de regressar.
Xakra Beach Bar
Decidimos ir conhecer este restaurante ao final da tarde, depois de andarmos a explorar as praias a sul de Peniche. Após um passeio pela praia do Molhe Leste fomos experimentar a famosa salada de raia do Xakra, num ambiente descontraído. Ainda deu tempo para degustar um choco frito crocante com maionese de lima, enquanto o sol se ia pondo no horizonte.
A cozinha é cuidada, o espaço agradável e o atendimento muito simpático.
Restaurante La Mar – Hotel MH Peniche
Fizemos uma curta escapadela ao bar do Restaurante La Mar do Hotel MH Peniche para beber uma Margarita de morango no rooftop, que tem uma vista de 360º sobre a região. A vista é fantástica e adorámos a decoração do hotel, inspirada nas tradicionais rendas de bilros e em motivos marítimos. Ficámos com vontade de voltar um dia com mais tempo para jantar.
Outros restaurantes
Oficina do Hamburger: recomendaram-nos experimentar o hamburger de carne maturada deste restaurante, localizado bem no centro da cidade, por ser um dos melhores de Peniche.
As melhores marisqueira do Oeste
Peniche é também conhecida pela qualidade do seu marisco. Não é por isso de estranhar que sejam várias as opções de marisqueiras reconhecidas na cidade.
Devido ao orçamento limitado, decidimos, com pena, deixar as marisqueiras de Peniche para uma próxima oportunidade. Partilhamos, contudo, três boas recomendações:
Mirandum: dizem ser a melhor Marisqueira do Oeste e aparece sempre no topo de todas as recomendações.
Dos Cortiçais: fica próxima do Bairro do Visconde e tem uma vista sublime para o mar de onde provém grande parte das suas iguarias.
Estelas: uma boa opção para peixe e marisco. Fica no centro da cidade e tem mais de duas décadas de existência.
Pastelarias/Confeitarias
Também nos doces Peniche tem muito para se provar. Desde os tracionais Esses de Peniche, passando pelos Amigos de Peniche ou criações mais recentes como as Rendinhas doces, há muito que experimentar. Todos eles têm um denominador comum, são deliciosos.
Pastelaria Brismar
Nesta pastelaria, que fica junto à Igreja da Santa Casa da Misericórdia, a especialidade são os Amigos de Peniche e os tão famosos Esses. Aqui experimentámos os Amigos de Peniche, um doce criado no início do século XX. São feitos a partir de uma calda de açúcar com ovos e amêndoa que é colocada em formas forradas com massa folhada.
Confeitaria Calé
Se juntarmos a renda de bilros, macroalgas e a melhor tradição confeiteira, obtemos as Rendinhas doces. Estas foram lançadas em 2018 numa parceria entre a Calé, a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto Politécnico de Leiria.
Ficámos curiosos com estas bolachas de vários sabores e esta foi uma das principais razões por que visitámos esta confeitaria. Saímos de lá também com umas Sardinhas doces recheadas de doce de ovos que são também deliciosas.
Pastelaria Roma
Não chegámos a conseguir visitar esta pastelaria, mas no Aktion Peniche onde ficámos alojados tínhamos à nossa espera uma caixa de Esses de Peniche da Roma – estaladiços e muito bons. Numa próxima oportunidade queremos muito ir experimentar outras especialidades, como o São Marcos e os Penichenses.
Outras
Cervejaria Boina Verde: dizem que tem os melhores Esses de Peniche e que vale a pena provar os Pastéis de Peniche. Quando estivemos por lá estava fechada para obras.
Como se pode comprovar pela extensa lista de sugestões que aqui partilhámos, há imenso para provar em Peniche, para todos os gostos e carteiras.
Adicionaria algum restaurante à nossa lista? Diga-nos qual é o seu favorito em Peniche, deixando-nos um comentário mais abaixo.
Veja também os artigos:
Kit do Viajante
Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!
- Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
- A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
- Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
- Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.
Esta página pode conter links de afiliados.
Pingback: Visitar Peniche: roteiro detalhado do que ver e fazer | Explorandar
Pingback: Berlengas, guia completo para visitar a ilha | Explorandar
nice publicity, I love Peniche and my house there since 2005 BUT, sorry some restaurants don’t exist anymore!
Hello Martine. Thank you for your feedback on our post. Peniche is really an amazing place. Which restaurants don’t existe anymore? As we know some of them are closed for renovation or closed temporary because of COVID 19. Best regards
Pingback: Livro # Eu Fico em Portugal - Um livro para dinamizar o turismo nacional
Em Peniche a maioria dos restaurantes pretende enriquecer na primeira visita do cliente. Em zonas em que há muito peixe é onde não se encontra u que sirva verdadeiramente bem e em conta.
Obrigado pela sua opinião, Antonino. Julgamos que é como em todo o lado. Depende dos restaurantes, por isso é tão importante experimentar e partilhar as nossas opiniões na primeira pessoa. Boas viagens.
gostei muito de conhecer a arte xávega tão típica de peniche,como também as famosas rendas de bilro e a saga das rendilheiras de peniche,como também o calor humano e receptividade e o carisma de sua gente,sua hospitalidade sua rica gastronomia,a seca do peixe curado (ao sol) e ao sal ou salmoura,as ovas de peixes frescas e curadas e tantas outras delícias e especialidades da terra…!!!
Que bom que gostou tanto de conhecer Peniche, as suas gentes e as suas artes! Muito obrigada pela partilha 🙂
Peniche tem restaurantes para todos os gostos e bolsas é preciso é saber escolher o sitio certo, seja na cidade , seja nos arredores
Obrigado pelo comentário Eduardo. Sem dúvida que concordamos. Se tiver oportunidade partilhe connosco alguns dos sítios favoritos. Gostamos de sempre de novas recomendações para quando andarmos novamente por aquela zona.