Visitar as Berlengas, Portugal

Berlengas, guia completo para visitar a ilha

O destino da viagem que nos levou até às Berlengas foi Peniche. Há muito que desejávamos conhecer esta região do Oeste de Portugal de todos os ângulos. E foi isso que fizemos durante 5 dias, corria um ameno mês de junho – leia o roteiro detalhado de Peniche aqui. Nos nossos planos, visitar a ilha da Berlenga era requisito obrigatório.

Berlengas, uma Reserva Natural com história

O Arquipélago das Berlengas é constituído por pequenas ilhas e recifes costeiros distribuídos em três grupos: ilha da Berlenga, Estelas e Farilhões-Forcadas, sendo visitável apenas a primeira.

Detalhe da ilha da Berlenga
Detalhe da ilha da Berlenga

Esta é uma área protegida, muito rica a nível da flora e da fauna – foi classificada como Reserva Natural, Rede Natura 2000 e Reserva da Biosfera da UNESCO.

Para além de algumas espécies de aves marinhas nidificarem aqui e este ser um ponto de passagem para várias espécies migradoras, a Reserva tem um património marinho muito interessante, com muitas espécies de peixes.

Situada a 5,7 milhas do Cabo Carvoeiro, a ilha da Berlenga tem uma localização estratégica, já que está no enfiamento da rota marítima que liga o Sul ao Norte da Europa. Por isso, muitas embarcações passaram e pararam aqui ao longo dos séculos. Disso são testemunho os vestígios arqueológicos subaquáticos, com centenas de anos, que ali têm sido descobertos.

E por falar em água, não podemos deixar de referir a cor do mar nas Berlengas. É simplesmente maravilhosa, de um verde-azulado cristalino que se pode apreciar mesmo em dias cinzentos!

Vista para a Praia do Carreiro do Mosteiro, junto ao ancoradouro da ilha da Berlenga
Vista para a Praia do Carreiro do Mosteiro, junto ao ancoradouro da Berlenga

Junto ao ancoradouro da ilha da Berlenga encontra-se a pequena praia do Carreiro do Mosteiro. Este nome deixou-nos a pulga atrás da orelha. Será que existiu um Mosteiro nesta ilha? Fomos investigar e descobrimos algo que desconhecíamos por completo.

Por ordem do rei D. Manuel I, foi construído nesta ilha o Mosteiro da Misericórdia, que esteve em funcionamento desde 1513. Este Mosteiro erguia-se onde agora se encontra o Bairro de Pescadores. Os monges que ali viviam, da Ordem de São Jerónimo, prestavam apoio a tripulações que ali ancoravam. Mas por estarem ali tão expostos e isolados também sofriam muitos ataques de piratas.

Percebeu-se que não havia condições de segurança nem de salubridade para os monges ali continuarem a viver. Por isso, o Mosteiro foi abandonado em 1548. A construção foi-se deteriorando e mais tarde muita da sua pedra foi reutilizada para construir o Forte de S. João Baptista e o Castelinho. Atualmente, são poucos os vestígios que sobrevivem da presença deste Mosteiro.

Como visitar as Berlengas

De modo a preservar os ecossistemas da ilha da Berlenga, existe um limite de 550 visitantes por dia e, a partir de 2022, passou a pagar-se uma taxa turística. Por isso, para garantir que consegue fazer esta visita, convém reservar antecipadamente, online.

O que é necessário fazer para comprar a viagem para as Berlengas:

1º- Obter autorização para visitar a ilha através plataforma Berlengas-Pass. No momento do registo, pagar uma taxa turística de 3€; visitantes entre os 6 e os 18 anos, e maiores de 65 anos, pagam metade deste valor;

2º- Comprar a viagem de barco entre Peniche e as Berlengas. Existem várias empresas, consulte a lista atualizada de operadores aqui.

Reserve aqui a sua viagem de barco às Berlengas

Nós viajámos com a Feeling Berlenga e gostámos da experiência.

Os barcos com destino à Berlenga partem do Cais de Embarque, muito perto da Fortaleza de Peniche.

Cais de Embarque para a ilha da Berlenga, Peniche
Cais de Embarque para a ilha da Berlenga

A Feeling Berlenga deu-nos a opção de ir num barco rápido ou num calmo. Escolhemos o rápido, que nos disseram que é dos mais seguros. A viagem demorou cerca meia hora. Para lá fomos contra a ondulação, pelo que a viagem teve muitos saltos – parecia que estávamos a andar a cavalo!

Ao conversarmos com um membro da tripulação, ele disse-nos que apesar dos saltos, quase ninguém enjoa naquele barco. No entanto, se costuma enjoar, o melhor é comer apenas umas bolachas e tomar um comprimido para o enjoo antes de embarcar.

Barco rápido Odisseia em que fomos para a ilha da Berlenga
Barco rápido no ancoradouro da ilha da Berlenga

Devido aos saltos, era difícil manter a máquina estável para tirar fotografias durante a viagem. Por isso, se quiser fazer uma boa reportagem fotográfica, o ideal será escolher o barco mais calmo.

Atividades nas Berlengas

Para além da travessia de barco propriamente dita, é possível fazer uma série de atividades na ilha da Berlenga. Nós comprámos o bilhete que incluía uma visita guiada pelo Trilho da Berlenga (3 km) e uma visita às grutas marinhas.

Durante o passeio pedestre ficámos a conhecer o Bairro dos Pescadores, construído em 1941 no mesmo sítio onde existiu um mosteiro. Subimos até ao Farol do Duque de Bragança, que remonta a 1841. E por fim, descemos até ao Forte de S. João Baptista, construído sobre um ilhéu no século XVII, e que está ligado à ilha por uma ponte de pedra.

Forte de S. João Baptista, nas Berlengas
Forte de S. João Baptista

Durante a visita aprendemos também um pouco mais sobre o arquipélago e as suas características a nível de fauna, flora e formações geológicas. Já depois da visita às grutas fizemos o Trilho Ilha Velha (1,5 km) sozinhos.

Rocha com forma Cabeça de Elefante, nas Berlengas
Rocha com forma Cabeça de Elefante

É ainda possível fazer outras atividades, como mergulho, snorkeling e pesca desportiva. Basta consultar os operadores turísticos.

Quando visitar as Berlengas

É possível visitar a ilha da Berlenga entre março e outubro.

Atualmente, a travessia de ida e de volta é feita na mesma embarcação e é possível visitar a ilha durante meio dia, o que para nós chegou perfeitamente.

Forte de S. João Baptista - Berlengas
Forte de S. João Baptista

O que vestir e levar consigo

O ideal é escolher para esta viagem às Berlengas uma roupa e calçado confortável. Se o tempo estiver quente, vale a pena levar fato de banho e toalha, e experimentar as águas transparentes – e frescas! – da Praia do Carreiro do Mosteiro, junto ao ancoradouro. No Verão é importante levar também chapéu e protetor solar.

Praia do Carreiro do Mosteiro, na ilha da Berlenga
Praia do Carreiro do Mosteiro

Se estiver tempo de chuva, convém levar um impermeável ou até um guarda-chuva.

Como não é garantido que os poucos estabelecimentos comerciais que existem na ilha (um supermercado e um restaurante) estejam abertos, o melhor será levar consigo uma garrafa de água e um snack. Se estiver a considerar almoçar na ilha, o melhor será confirmar junto da empresa com que fará a viagem de barco se o restaurante estará aberto.

Cuidados a ter

De modo a ajudar a preservar a ilha da Berlenga, é importante respeitar as seguintes regras:

  • Circular apenas nos trilhos e respeitar a sinalização,
  • Ao circular pela ilha não atirar pedras para o mar,
  • Colocar o lixo nos locais apropriados ou levá-lo de volta consigo,
  • Não apanhar plantas nem amostras geológicas,
  • Manter-se à distância dos animais e não os alimentar.
Gaivota curiosa, nas Berlengas
Gaivota curiosa

Pode também ajudar a manter a ilha livre de predadores:

  • Verifique a sua bagagem antes de embarcar e verifique que não transporta animais, plantas ou sementes para a ilha,
  • Feche sempre os sacos e malas e tenha especial atenção ao material de campismo,
  • Se vir ratos ou coelhos na ilha, informe os vigilantes da natureza,
  • Não mexa, retire ou danifique as armadilhas colocadas na ilha.
É importante cumprir as regras e proteger a natureza - Trilhos da Reserva Natural das Berlengas
É importante cumprir as regras e proteger a natureza na Reserva Natural das Berlengas

Caso seja necessário, existe um Posto de Socorros no Bairro dos Pescadores.

Onde ficar alojado para visitar as Berlengas

Há poucas opções para dormir na ilha da Berlenga, sendo necessário reservar antecipadamente. São elas:

  • Hotel Pavilhão Mar e Sol – onde está também o único restaurante da ilha;
  • Forte de S. João Baptista – “pousada” com condições limitadas, para onde é preciso levar tudo, incluindo roupa de cama;
  • Parque de Campismo das Berlengas – é necessário reservar lugar junto do Posto de Turismo de Peniche.
Socalcos do Parque de Campismo das Berlengas, em primeiro plano
Socalcos do Parque de Campismo das Berlengas, em primeiro plano

Em Peniche existem muito mais opções de alojamentos, para todos os gostos e bolsos. Partilhamos algumas sugestões:

Boa viagem e não se esqueça de nos contar como correu a sua aventura na bela ilha da Berlenga.

Veja também os artigos:

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

6 thoughts on “Berlengas, guia completo para visitar a ilha”

  1. Pingback: Visitar Peniche: roteiro detalhado do que ver e fazer | Explorandar

  2. Pingback: Comer em Peniche: um guia com a melhor gastronomia | Explorandar

  3. Sofia Félix

    Olá, estou a planear fazer uma visita às Berlengas em família, mas não estou a perceber bem como funcionam as tours. Pelo que percebi só dá para ficar umas horas na ilha, é isso? Nós queríamos passar lá o dia, é possível? Obrigada. Sofia

    1. Olá, Sofia. Antes era possível passar o dia todo nas Berlengas. Mas com a pandemia as coisas mudaram um pouco, e como as empresas que fazem as viagens de barco têm de trazer as pessoas no mesmo barco em que as levaram, passou a ser possível ficar apenas meio dia. No entanto, não lhe conseguimos garantir se haverá empresas que já permitam de novo ficar o dia todo na ilha, é uma questão de contactar algumas. Poderá consultar os contactos das empresas neste link: https://www.cm-peniche.pt/visitar/ilha-da-berlenga/operadores-maritimo-turisticos. Esperamos que ajude e que façam uma ótima viagem!

  4. Olá Diana, estou planeando uma viagem para Berlengas e vou sozinha para passar uma ou duas noites lá! Estou ponderando me hospedar no forte de Sao João Batista e queria saber se você acha que é tranquilo para ficar lá, visto que irei sozinha!
    Obrigada desde já!
    Abraço
    Fernanda

    1. Olá Fernanda,
      Temos a ideia que são poucas as pessoas que pernoitam na ilha e que por isso ela é bastante tranquila. Quando visitámos a Ilha o Forte de São João Batista foi no pós-pandemia e não era permitido pernoitar no forte. Pode encontras no site http://www.berlengas.eu/pt/recursos as formas para pernoitar na ilha e os repetivos contactos. Faça a reserva com a devida antecedência, independentemente da escolha.
      Abraço,

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.