Montalegre, no Norte de Portugal

Turismo de Natureza ao longo da EN103 (Norte de Portugal)

O Norte de Portugal é rico a muitos níveis. Aqui encontramos gastronomia deliciosa, monumentos e museus dignos de visita, gentes acolhedoras e ar puro para respirar. E que melhor maneira de aproveitar este ar puro senão aproveitando o que esta região tem para nos oferecer a nível de turismo de natureza?

Neste artigo partilhamos algumas boas sugestões de locais a explorar ao longo da EN103, a Estrada Nacional que liga Bragança a Viana do Castelo. Faça a mala e venha connosco!

Parque Natural de Montesinho

É em Trás-os-Montes, na parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, que se encontra um dos maiores parques naturais de Portugal, o Parque Natural de Montesinho. Aqui, sugerimos uma visita, que pode ser de apenas algumas horas ou de alguns dias, a dois locais: à aldeia de Rio de Onor e ao Parque Biológico de Vinhais.

Rio de Onor, em Bragança
Perspetiva de Rio de Onor
Rio de Onor

Na maravilhosa aldeia comunitária de Rio de Onor é histórica a relação de partilha entre o lado português e os vizinhos espanhóis, da aldeia Rihonor de Castilla. Em tempos, até o touro cobridor trabalhava dos dois lados da fronteira!

Esta pequena aldeia, uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal, preserva casas e costumes que nos fazem recuar no tempo. Pelas ruas, é curioso ver amoreiras, vestígios da indústria da seda que aqui em tempos floresceu. 

Para além de passear pela aldeia, recomendamos uma visita à Casa do Touro e ao Moinho comunitário, onde se fica a conhecer melhor algumas antigas tradições. Vale também a pena descer até à margem do rio, junto aos tanques de lavar a roupa. A perspetiva que daí se tem para a pequena ponte de pedra é idílica.

Ponte de pedra em Rio de Onor
Ponte de pedra em Rio de Onor
Pesquise aqui alojamento em Rio de Onor
Parque Biológico de Vinhais

Rumamos a Vinhais, a Capital do Fumeiro. Há um espaço especial neste concelho transmontano que tem como objetivo a conservação da natureza, a promoção da biodiversidade e o ecoturismo. É o Parque Biológico de Vinhais.

Este Parque é perfeito para miúdos e graúdos observarem uma grande diversidade de animais, desde o pequeno ouriço-cacheiro, passando pelo burro mirandês e terminando na curiosa raposa. No percurso, pode visitar-se o centro de interpretação do lobo ibérico e o centro de raças bovinas autóctones.

É possível ainda fazer percursos pedestres, passeios de burro e de bicicleta, e alimentar animais.

O Parque Biológico de Vinhais tem a particularidade de se poder aqui passar uns dias de descanso, por exemplo nos curiosos PODs, em bangalows, em tendas ou em (auto)caravanas. E ainda se pode dar um mergulho na piscina biológica!

PODs no Parque Biológico de Vinhais
PODs para passar a noite no Parque Biológico de Vinhais
Reserve aqui alojamento no Parque Biológico de Vinhais

Boticas Parque

Continuando pela EN103 chegamos a Boticas, A sedução da montanha. Uma terra que faz parte do Reino Maravilhoso de que Miguel Torga escrevia e que tem uma ligação especial à água, dada a proximidade com as termas de Chaves, Vidago e Carvalhelhos.

Para além de ir à descoberta de sítios arqueológicos, aldeias históricas e miradouros, sugerimos uma visita ao Boticas Parque, ex-libris do turismo de natureza deste concelho. Um espaço onde se procura preservar a fauna e a flora, bem como sensibilizar os visitantes para a importância da conservação da natureza e da manutenção da biodiversidade.

Perspetiva do rio Beça no Boticas Parque, Turismo de Natureza na EN103
Perspetiva do rio Beça no Boticas Parque

No Boticas Parque é possível fazer caminhadas, ver moinhos e estábulos, espreitar o borboletário e o tanque de anfíbios, fazer pesca desportiva de truta, passeios de kayak no rio Beça, entre outras atividades.

E para quem quiser dormir no meio da natureza, existem em pleno Parque duas belas casinhas que se pode arrendar.

Reserve aqui alojamento no Boticas Parque

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Seguindo pela EN103, aproximamo-nos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. E não há dúvida, vale a pena explorar nem que seja uma pequena parte deste incrível Parque, classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

Miradouro da Pedra Bela, Gerês, Turismo de Natureza no Norte de Portugal
Miradouro da Pedra Bela, Gerês

Existem cinco Portas, localizadas nas principais entradas do Parque Nacional, que funcionam como centros de receção e informação. São elas: a Porta de Montalegre, em Montalegre; a Porta de Campo do Gerês, em Terras de Bouro; a Porta de Lindoso, em Ponte da Barca; a Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez; e a Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço.

Se quiser explorar a parte do Gerês que fica em Montalegre, espreite este artigo do blog Viajar Porque Sim.

Nós fomos conhecer a Porta do Mezio e gostámos muito da experiência. Para além das informações que nos deram sobre o Parque, a própria Porta do Mezio tem um espaço muito interessante com atividades para todos os gostos. Nós fizemos uma visita guiada pela Aldeia dos Pequeninos, andámos de cavalo, fizemos arborismo e slide, e à noite fomos observar as estrelas.

Reprodução de Brandas, na Aldeia dos Pequeninos da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez
Reprodução de Brandas, na Aldeia dos Pequeninos da Porta do Mezio

Mas há muito mais atividades que se pode fazer, como visitas guiadas à Aldeia do Soajo, visitas a monumentos megalíticos, canyoning e workshops.

Para quem quiser explorar o Parque Natural da Peneda-Gerês em si, há muitos trilhos, miradouros incríveis, lagoas e quedas de água, aldeias e muito mais para conhecer. É um verdadeiro paraíso de turismo de natureza. Escolha aqui a sua atividade favorita.

Rio Lima

Ponte de Lima, a “mais antiga vila de Portugal”, é banhada por um belo rio, o rio Lima. E é sobretudo em torno deste rio que se centram as nossas sugestões para esta região.

Canoagem no rio Lima, Turismo de Natureza EN103
Canoagem no rio Lima

Ainda fora de água, recomendamos que conheça algumas das ecovias, rotas e percursos que existem em Ponte de Lima.

Já quase com o pé dentro de água, a nossa primeira sugestão é um passeio “histórico” pelo rio. Embarque num “Água-arriba”, uma recriação de um barco tradicional, e admire a ponte sobre o rio e as duas margens. Até à década de 60, este tipo de barco era usado para transportar produtos para famosa a Feira Quinzenal de Ponte de Lima.

Barco água-arriba perto da ponte sobre o rio Lima, Turismo de Natureza
Barco água-arriba no rio Lima

Com 15 metros de comprimento, o “Água-arriba” tem capacidade para 30 pessoas. Contacte o Turismo de Ponte de Lima para mais informações sobre como marcar um passeio.

Para quem quer um pouco mais de emoção, nada melhor que um passeio de kayak pelo rio. É possível alugar canoas no Clube Náutico de Ponte de Lima e deslizar pelas águas calmas do rio Lima.

Pesquise aqui alojamento em Ponte de Lima

Para terminar em beleza, vamos até Ponte da Barca. Foi aqui que fizemos o nosso batismo de Stand Up Paddle, com a AktivaNatura, e adorámos. Começámos numa zona do rio Lima sem vento, para nos habituarmos à prancha e aprendermos a levantar-nos, e só depois é que o instrutor nos levou até uma curva do rio, onde já passava uma brisa mais desafiante.

A zona do rio onde entrámos é mesmo junto ao Lima Escape Camping & Glamping, o local perfeito para passar uns dias relaxantes. Há aqui uns bungalows que mais parecem casas na árvore!

Bungalows no Lima Escape
Bungalows no Lima Escape
Pesquise aqui alojamento em Ponte da Barca

Para quem gosta de turismo de natureza como nós, este percurso pela Estrada Nacional 103 (EN103) tem recantos e atividades de natureza como nenhuma outra.

A viagem durante a qual conhecemos todos estes maravilhosos locais foi realizada a convite do Turismo do Porto e Norte. Caso nos queira recomendar outros locais perfeitos para turismo de natureza no Norte de Portugal, deixe-nos um comentário, vamos querer conhecer!

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

1 thought on “Turismo de Natureza ao longo da EN103 (Norte de Portugal)”

  1. Pingback: EN103: roteiro gastronómico pelo Norte de Portugal | Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.