Hoje partilhamos uma receita que me é muito querida e com a qual tenho o prazer de me deliciar todos os anos. É nada mais nada menos que o famoso bolo de cenoura e chocolate que a minha Tia Clemência faz no Natal. Sempre em dose dupla, claro, para que toda a gente possa repetir e ainda dê para trazer um bocadinho para casa.
Este ano decidi experimentar fazer eu o bolo, fora de época natalícia. Segui as indicações da minha Tia e o resultado final foi maravilhoso! Para que aí em casa também possa ir ao céu e voltar com esta sobremesa, aqui fica a receita.
História do bolo de cenoura
Não existe muita informação sobre a origem do bolo de cenoura. Pensa-se que a sua origem remonta à Idade Média e à receita de pudim de cenoura. Na Europa, como o açúcar era um produto caro, começaram a usar-se cenouras para adoçar e colorir os pudins.
Mais tarde, com o aumento da utilização do açúcar, trazido do Novo Mundo, surgiria o bolo de cenoura. Hoje em dia a maioria das receitas são ainda mais gulosas, com a introdução de uma cobertura suave de chocolate ou queijo creme. É uma receita que podemos encontrar com facilidade no receituário Português.
Bolo de cenoura e chocolate
Ingredientes:
Para o bolo de cenoura:
- 4 cenouras grandes (ou 5, para ficar mais húmido)
- 2 chávenas de açúcar
- 1 chávena (mal cheia) de óleo vegetal
- 4 ovos
- 2 chávenas de farinha
- 2 colheres de chá de fermento
Para a cobertura de chocolate:
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de leite
- 2 colheres de sopa margarina
- 100g de chocolate de cozinha
Modo de preparação:
Para começar, descasque as cenouras, corte-as em pedaços pequenos, coloque-as dentro de uma panela de pressão, cubra-as com água e deixe cozer durante cerca de 20 minutos. Também pode cozê-las num tacho normal, mas demorará pelo menos o dobro do tempo. As cenouras têm de ficar bem moles.
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 ºC.
Bata as cenouras cozidas, o açúcar, os ovos e o óleo num copo liquidificador ou com varinha mágica. Depois junte a farinha e o fermento a esta massa. Bata um pouco mais.
Escolha uma forma para o bolo, retangular ou redonda. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno.
A partir dos 20 minutos convém ir espetando um palito no bolo, de 5 em 5 minutos. Quando o palito deixar de vir com massa agarrada, o bolo está pronto para sair do forno.
Entretanto, enquanto o bolo coze, pode ir preparando a cobertura de chocolate.
Num tachinho junte o açúcar, o leite, a margarina e o chocolate. Deixe o chocolate derreter e a mistura ganhar consistência. Em alternativa poderá fazer este preparado no microondas, como explico na receita do bolo de mousse de chocolate.
Depois de o bolo estar cozido, e enquanto ainda está quente, deita-se a cobertura.
Para esta fase final, há duas opções:
a) Use o preparado de chocolate apenas como cobertura, deitando-o sobre o bolo;
b) Se quiser que o bolo tenha recheio, corte-o na horizontal – não é fácil! -, separe as duas partes e deite uma parte do preparado de chocolate na base do bolo. Coloque a outra parte do bolo por cima e cubra-a com o resto do chocolate. Nota: Nesta opção, para o bolo ficar bem coberto poderá precisar de mais quantidade de cobertura de chocolate, bastando para isso derreter mais chocolate com o açúcar, leite e margarina.
Et voilà, o maravilhoso bolo de cenoura e chocolate está pronto a devorar. Bom apetite!
Experimente outras sobremesas deliciosas:
Tem alguma sugestão de outra receita gulosa para experimentarmos cá em casa? Partilhe-a connosco nos comentários.
Pingback: Tarte rápida de manteiga de amendoim e chocolate | Explorandar
Pingback: Receita de Bolo de Mousse de Chocolate | Explorandar
Pingback: 50 receitas de bolo de cenoura fofinho e delicioso | ncultura