Os melhores podcasts de viagem portugueses

Os melhores podcasts de viagem portugueses em 2020

Atualmente há uma multiplicidade impressionante de podcasts que podemos ouvir, sobre qualquer tema. Como apaixonados que somos por conhecer outras partes do mundo, gostamos especialmente de podcasts de viagem. Adoramos ouvir as aventuras e desventuras de outros viajantes. Em muitos casos ficamos inspirados para próximas viagens, noutros ficamos impressionados com a coragem dos mais aventureiros e não raras vezes ficamos simplesmente boquiabertos com o que ouvimos.

Como achamos que vale mesmo a pena conhecer estas histórias, partilhamos neste artigo os melhores podcasts de viagem portugueses que conhecemos. Conheça-os e ouça-os onde quiser, vai gostar!

Backpacker

Backpacker” foi o primeiro podcast de viagem que conhecemos e para o qual fomos convidados para duas conversas. A Sandra Tavares, autora deste podcast/programa de rádio, entrevistou-nos na Rádio Universidade de Coimbra (RUC), onde os episódios passavam. Durante as conversas com os viajantes a Sandra passava também música, sugerida pelos próprios convidados. É uma boa forma de “viajar” pelo mundo e simultaneamente ouvir boa música.

Ouça os episódios do podcast Backpacker aqui.

Podcast de viagem Backpacker, da Rádio Universidade de Coimbra

Podem também ouvir os programas em que participámos diretamente no nosso blog:

  • sobre viagens em Portugal aqui
  • e sobre Pequim (China) aqui.
Metamorfose Ambulante

O autor do podcast “Metamorfose Ambulante” é conhecido como Pedro on the Road, um aventureiro cheio de histórias de viagens para contar. Neste podcast, o Pedro entrevista outros viajantes, a maioria deles com experiências muito fora do “normal”. Contam histórias sobre destinos pouco comuns que visitaram, sobre viagens à boleia, viagens de bicicleta, e por aí fora. Cada episódio é uma verdadeira aventura.

Ouça os episódios do podcast Metamorfose Ambulante aqui ou veja os vídeos aqui.

Podcast de viagem Metamorfose Ambulante
Mundo Indefinido

O podcast “Mundo Indefinido” foi criado por Catarina Gralha, uma viajante que é também autora do blog de viagens com o mesmo nome. Neste podcast, a Catarina conversa de forma descontraída com outros viajantes, procurando conhecer melhor as experiências únicas de cada convidado e ter outras perspetivas do mundo. É uma ótima forma de nos inspirar a viajar de formas diferentes.

Ouça os episódios do podcast Mundo Indefinido aqui.

Podcast de viagem Mundo Indefinido
Ai Destino, Ai Destino

No podcast “Ai Destino, Ai Destino”, Ana Martins, locutora da Rádio Comercial, entrevista sobretudo pessoas conhecidas do meio musical e cultural que gostam de viajar e alguns bloggers de viagens. Já ouvimos histórias de viagens muito diferentes, desde férias mais tradicionais num sítio paradisíaco ou numa cidade cosmopolita até viagens em que os convidados andaram à descoberta de locais menos explorados. São aqui partilhadas dicas de viagem e ideias de destinos.

Ouça os episódios do podcast Ai Destino, Ai Destino aqui.

Podcast de viagem Ai Destino, Ai Destino
Conversas do Fim do Mundo

Criado pela Rádio Observador, o podcast “Conversas do Fim do Mundo” é um espaço de entrevista onde os convidados, viajantes intrépidos, contam algumas das suas aventuras e experiências por esse mundo fora. Estas entrevistas, conduzidas por João Miguel Santos, são inspiradoras e incentivam-nos a ser ousados nas nossas viagens.

Ouça os episódios do podcast Conversas do Fim do Mundo aqui.

Podcast de viagem Conversas do Fim do Mundo, da Rádio Observador

Podcasts extra

Apesar de os dois próximos podcasts que recomendamos não terem como tema principal as viagens, têm alguns “episódios” que abordam viagens, e de formas bem interessantes. Nós adorámos ouvi-los, por isso decidimos partilhá-los também.

Maluco Beleza

Rui Unas, autor do já histórico podcast “Maluco Beleza”, adora viajar e conversar com viajantes. E por isso já trouxe vários convidados bem viajados até este seu espaço de entrevistas. Um deles foi o Pedro on the Road, que mais tarde criou o podcast Metamorfose Ambulante, quase como um spin-off do Maluco Beleza.

Podcast Maluco Beleza, de Rui Unas

Entre outras conversas no Maluco Beleza que focam experiências de viagens, gostámos particularmente de ouvir estes dois convidados:

  • João Gonçalo Fonseca, que conta algumas das aventuras inacreditáveis que teve quando viajou de bicicleta com os filhos e a mulher. Mais tarde, cruzámo-nos com ele no Peru e aí percebemos um pouco melhor o quão apaixonado o João é por viajar. Ouça este episódio aqui ou veja o vídeo aqui;
  • Inês Santos, que conta experiências que teve durante os anos em que trabalhou em cruzeiros – como é estar no próprio cruzeiro e como funciona este tipo de viagem. O Rui Unas ficou com vontade de criar o “Cruzeiro do Terror”… Vale a pena ouvir! Ouça este episódio aqui ou veja o vídeo aqui.
Fuso

Mariana Cabral, mais conhecida pelos vídeos que faz da “Bumba na Fofinha”, criou recentemente o podcast “Fuso”, onde fala sobre vários temas de forma muito divertida. Recomendamos que ouça a primeira temporada deste podcast – onde a Mariana relata experiências que teve em Nova Iorque – e o episódio especial sobre a viagem que fez à Índia.

Ouça os episódios do podcast Fuso aqui.

Poscast Fuso, de Mariana Cabral, Bumba na Fofinha

Como ouvir podcasts de viagem?

Um podcast é como um programa de rádio gravado, havendo muitas formas de o ouvir. É só escolher a que preferir. Por um lado, muitos podcasts podem ouvir-se no próprio site do autor, quando existe. Por outro, numa pesquisa rápida no Google encontra-se facilmente todos os podcasts em vários sites. Em ambos os casos pode ouvir-se os episódios sem ter de fazer download, sendo apenas necessário ter ligação à internet.

É também possível ouvir podcasts em aplicações disponíveis para smartphone. Há muitas, por isso é uma questão de experimentar algumas e ver com qual se dá melhor. Este tipo de apps permite fazer o download automático dos episódios quando se tem acesso à internet para os ouvir mais tarde, offline.

Alguns podcasts, como a Metamorfose Ambulante e o Maluco Beleza, têm também uma versão em vídeo. Mas não é essencial ver o vídeo para compreender perfeitamente o conteúdo.

Quando ouvir podcasts?

Sabe bem ouvir podcasts de viagem quando se está sozinho a fazer algum trabalho repetitivo e mais aborrecido. As conversas nos podcasts, de viagem ou com outros temas, são uma boa forma de nos despertar e ajudar a manter a atenção.

Outra boa altura para ouvir os nossos podcasts favoritos é quando se vai para o trabalho, quer a pé, de transportes públicos ou de carro. É só usar uma app e pôr os episódios a dar pelo caminho. É uma ótima companhia! Experimente e diga-nos se gostou.

Conhece outros podcasts de viagem de que goste? Partilhe-os connosco nos comentários, vamos querer ouvi-los!

Espreite também as nossas 7 ideias para viajar sem sair de casa.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos no nosso dia a dia e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Adquira os seus voos no SkyScanner. É um dos motores de pesquisa mais completos que conhecemos.
  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • O seguro de viagem é essencial para qualquer viajante. A Iati Seguros tem opções para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Sempre que precisamos de alugar carro comparamos preços no Rentalcars.
  • Já poupámos umas centenas de euros em taxas de levantamento com o cartão Revolut.
  • A maior oferta de guias e livros de viagem em Português está na Wook. Para livros em inglês e sem portes recomendamos o Book Depository.

Esta página pode conter links de afiliados.

[Foto de capa de William Iven; direitos de autor das restantes fotos dos dos podcasts referidos]

Previous

Doces delícias de Portugal | Glória

2 Comments

  1. Já gostei mais do Fuso e sou ouvinte assídua do Ai destino. Há muito tempo que não oiço nenhum, provavelmente desde que começou a pandemia, mas obrigada pelo apanhado. Tenho que pôr a audioteca em dia.

    • Vocês próprios foram entrevistados no Ai Destino, não é verdade? Adorei ouvir-vos! Também há episódios de que gosto mais e outros de que gosto menos. Há para todos os gostos. Há que ouvir quando apetece e faz bem à alma 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén