A nossa grande viagem do ano terminou! E regressámos cheios de histórias para contar. Nesta nossa incursão de três semanas pelo continente sul-americano foram três os países que visitámos: Peru, Bolívia e Chile.

Durante a muita pesquisa que fizemos para decidir onde iríamos, confirmámos aquela que já era a nossa ideia: estes países são riquíssimos em património e paisagens naturais. Por isso rapidamente percebemos que eram demasiadas as coisas que queríamos conhecer para o tempo que tínhamos. Fizemos uma seleção e construímos um roteiro ambicioso.

Passámos praticamente cada noite num sítio diferente. Acordávamos frequentemente de madrugada e sempre que podíamos fazíamos as viagens longas à noite. E a verdade é que vimos de tudo: ruínas incas, linhas misteriosas, igrejas destruídas por terramotos, oásis, leões marinhos e pinguins, desertos de areia e desertos de sal.

O nosso objetivo era começar em Lima, a capital do Peru, e ir por ali abaixo, passando pela Bolívia e terminando o Chile. Como encontrámos um voo especialmente barato para Santiago do Chile, a nossa viagem começou logo com quatro voos praticamente seguidos: Porto-Madrid-Londres-Santiago-Lima. Ufa! Em Madrid ainda tivemos tempo de ir passear um pouco e visitar o Museu Reina Sofia.

Viagem de avião
Sobrevoando a Península Ibérica

Claro está que, tendo iniciado logo a viagem com muitos voos e noites de poucas horas de sono, começámos a aproveitar todas as oportunidades para dormir. Dormíamos nos aeroportos, nos aviões, nos autocarros, nos barcos. Onde quer que conseguíssemos, para recuperar energias.

Os 25 dias de viagem deram também tempo para ficarmos os dois doentes – felizmente um de cada vez. Estivemos quase para recorrer ao seguro de viagem, mas acabou por não ser preciso. Os probióticos e o paracetamol ajudaram muito.

Mesmo sendo comedidos nos gastos que fazíamos, o nosso orçamento começou a derrapar quase desde o início. Descobrimos que o Peru e a Bolívia não são países nada baratos, pelo menos para estrangeiros não sul-americanos. E mesmo recorrendo ao cartão Revolut, que nos ajudava a poupar nalgumas taxas, muitos multibancos cobravam outras taxas que nos deixavam boquiabertos.

Mas dinheiro e doenças à parte, a viagem correu muito bem. Os contratempos que fomos tendo resolveram-se sempre, muitas vezes com a ajuda das pessoas simpáticas que encontrávamos pelo caminho.

Queremos muito partilhar convosco as nossas aventuras. Por isso começamos por deixar um resumo genérico do roteiro que fizemos.

Peru
  • Lima
  • Paracas/ Ilhas Ballestas
  • Oásis de Huacachina/ Ica
  • Linhas de Nasca
  • Arequipa/ Colca Canyon
  • Cusco/ Vale Sagrado/ Machu Picchu / Montanha de 7 colores
  • Puno/ Ilhas de Uros e Taquille
Ruínas incas de Pisac Peru
Ruínas incas de Pisac, no Vale Sagrado

Bolívia

  • Copacabana/ Ilha do Sol
  • La Paz
  • Deserto de Uyuni
Deserto de Uyuni Bolívia
Deserto de Uyuni
Chile
  • Deserto de Atacama
  • Santiago do Chile
Lagunas Escondidas de Baltinache Chile
Lagoas Escondidas de Baltinache

Há muita gente que faz só uma parte deste roteiro. Encontrámos viajantes que estavam apenas a fazer a parte do Peru, Peru-Bolívia ou Bolívia-Chile. Nós quisemos aproveitar ao máximo a viagem até à América do Sul e todos os dias de férias que tínhamos disponíveis. Caso tenham mais tempo que nós, recomendamos que viajem mais devagar e fiquem mais tempo nalguns destes sítios. Reduzindo o ritmo de viagem também é mais fácil controlar os gastos.

O nosso principal objetivo nesta viagem era visitar as principais cidades dos três países e três dos seus locais mais icónicos: Machu Picchu no Peru, o Salar de Uyuni na Bolívia e o Deserto de Atacama no Chile. Prometemos falar-vos em breve mais pormenorizadamente sobre as nossas aventuras em cada um dos locais, com roteiros e dicas para visitarem.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos no nosso dia a dia e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Adquira os seus voos no SkyScanner. É um dos motores de pesquisa mais completos que conhecemos.
  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • O seguro de viagem é essencial para qualquer viajante. A Iati Seguros tem opções para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Sempre que precisamos de alugar carro comparamos preços no Rentalcars.
  • Já poupámos umas centenas de euros em taxas de levantamento com o cartão Revolut. Através deste link pode criar o seu cartão sem custos e recebê-lo em casa gratuitamente.
  • A maior oferta de guias e livros de viagem em Português está na Wook. Para livros em inglês e sem portes recomendamos o Book Depository.

Esta página pode conter links de afiliados.