Stonehenge

Museus e Monumentos para visitar sem sair de casa

Se gosta de passear, descobrir, explorar, então junte-se a nós. Sempre que podemos fazemos as malas e seguimos viagem. Mas às vezes tal não é possível. E a quarentena que o Coronavírus nos impõe durante estes dias é um forte motivo para isso. Felizmente podemos dar a volta à questão e viajar sem sair de casa, usando a internet. Hoje partilhamos algumas sugestões de formas de explorar museus e monumentos pelo Mundo a partir do sofá. Aperte o cinto e venha connosco nesta viagem!

Na verdade, é habitual (também) viajarmos ao longo de todo o ano sem sair de casa: lendo sobre paragens distantes só porque sim, ouvindo música das mais diversas origens, comendo comida dos quatro cantos do Mundo ou pesquisando o que queremos fazer naquela viagem que já está em fase de planeamento. Espreite o artigo que preparámos com 7 ideias para viajar sem sair de casa.

Atualmente, uma ótima forma de explorar o Mundo é recorrendo às novas tecnologias. Tudo online e à distância de um clique. Neste artigo partilhamos formas de conhecer virtualmente alguns museus, monumentos e até sítios arqueológicos em Portugal e pelo Mundo que achámos particularmente interessantes. Aproveite estes dias em casa e vá conhecendo um de cada vez, ao seu próprio ritmo.

Gravuras de Foz Côa, Portugal

Uma visita guiada pelo maior museu de arte paleolítica do Mundo, maravilhosamente conduzida por Paula Moura Pinheiro – veja aqui. Aliás, vale a pena ver todos os episódios da série “Visita Guiada” da RTP.

Palácio de Versailles, França

Um vídeo onde vemos a evolução do Palácio de Versailles, desde que era apenas um pavilhão de caça do rei Louis XIII até ao enorme e magnífico palácio que se tornou.

Pirâmides de Gizé, Egipto

As monumentais Pirâmides de Gizé são uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Sobrevivem ao tempo e nunca deixam de impressionar. Neste site, poderá ver de cima e apreciar de vários ângulos estas obras do Antigo Egipto.

Monumento - Visita digital Pirâmides Egipto

Museu do Prado, Espanha

Esta é uma ótima oportunidade para entrar no fantástico Museu do Prado, passear pelas suas galerias e conhecer algumas das obras mais emblemáticas que aqui estão expostas.

Museu Calouste Gulbenkian, Portugal

Uma verdadeira visita virtual pelas galerias da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna, no Museu da Gulbenkian. Cada clique no rato ajuda a avançar mais um pouco e a explorar tudo o que nos rodeia. Experimente aqui a visita 360º.

Museu - Visita Virtual Museu Calouste Gulbenkian
Fonte: site do Museu Calouste Gulbenkian

Stonehenge, Inglaterra

Quando se visita fisicamente o Stonehenge, um monumento pré-histórico ainda envolto em grande mistério, não é possível aproximarmo-nos. No entanto, nesta visita virtual podemos não só chegar perto como até entrar no círculo de enormes pedras! Visite-o aqui.

Monumento - Visita virtual Stonehenge

Museu Van Gogh, Holanda

Este é um dos museus que adorámos visitar na nossa última viagem a Amsterdão. Tem uma exposição online sobre “A vida amorosa de Vincent Van Gogh”, onde podemos ver através da ferramenta “Arts & Culture” da Google algumas obras deste fantástico pintor holandês e algumas fotografias da sua vida. Visite-a aqui.

Museu - Exposição online Museu Van Gogh
Fonte: site do Museu Van Gogh

The J. Paul Getty Museum, Estados Unidos

Este museu de Los Angeles traz-nos uma forma interessante de observar pinturas: na exposição online “Eat, Drink, and Be Merry”, um título bem sugestivo, o foco está na comida que as gentes da Idade Média e da Renascença ingeriam. Percorra esta exposição aqui.

Museu - The J. Paul Getty Museum exposição online
Museu dos Coches, Portugal

Um passeio virtual por uma exposição onde se pode apreciar alguns belos exemplares da coleção do Museu Nacional dos Coches. Espreite-os aqui.

Museu dos coches virtual
Um miminho extra…

Como apaixonados que somos por comida, partilhamos algo muito especial que descobrimos recentemente: um atlas de comidas pelo Mundo. Pode explorar por país e por tipo de comida, por exemplo. Espreite-o aqui e delicie-se!

atlas de comidas pelo Mundo

Esperamos que estas sugestões sejam uma boa ajuda para viajar no sofá. Outros dias virão em que sairemos de casa de mala/mochila a reboque para conhecer ao vivo e a cores alguns destes destinos. Agora, é tempo de sonhar.

Deixamos um especial agradecimento ao pporto.pt por ter partilhado algumas destas belas sugestões e, assim, ter inspirado este artigo.

Se tiver outras sugestões de locais que se pode conhecer virtualmente, comente e partilhe connosco.

10 monumentos e museus para visitar sem sair de casa

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

1 thought on “Museus e Monumentos para visitar sem sair de casa”

  1. Pingback: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - FCiências

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.