explorandar

cantinho para viajantes e foodies

Pelo Caminho Niemeyer: 7 sítios a não perder em Niterói

Recentemente o governo brasileiro declarou 27 obras do arquiteto Oscar Niemeyer espalhadas pelo Brasil como Património Cultural. Um excelente pretexto para falarmos sobre a nossa recente visita ao Caminho Niemeyer, o segundo maior conjunto de obras deste arquitecto.

É em Niterói, muito perto do Rio de Janeiro, que está este conjunto de obras de Niemeyer. Um “Caminho” pela orla desta cidade, recheado de surpreendentes edifícios que vale a pena conhecer e usufruir das belas vistas sobre a Baía de Guanabara.

A construção destes edifícios foi iniciada em 2002, tendo sido pensados pelo autor de forma a ficarem em harmonia com a paisagem. Alguns deles estão bastante afastados uns dos outros, ao longo da cidade, pelo que decidimos fazer este percurso no carro que tínhamos alugado.

Optimized-IMG_5685

Decidimos começar a nossa visita pela Praça Popular de Niterói, cujo plano se pode ver na imagem acima. Aqui já se encontram construídas três obras, outra está em construção (a nova Catedral São João Batista) e existem planos para a construção de algumas outras.

O primeiro desafio foi arranjar sítio para estacionar o carro. Fomos até junto da Praça, ao lado da qual existe um parque de estacionamento municipal. Infelizmente não tinha lugares vagos. Indicaram-nos aí outro parque menos económico e um pouco mais afastado, a cerca de 10 minutos a pé da Praça. Foi lá que estacionámos.

Chegados à Praça Popular de Niterói, dirigimo-nos ao centro de acolhimento que existe à entrada. Informaram-nos que havia visitas guiadas (gratuitas) à Praça e aos edifícios aí existentes. Perfeito! Aguardámos pela visita seguinte, e enquanto isso vimos um vídeo que estava a passar sobre o Caminho Niemeyer.

Descobrimos coisas muito interessantes quer através da visita guiada quer por “conta própria”. Eis algumas curiosidades sobre as sete as obras de Niemeyer em Niterói (as três primeiras situadas na Praça Popular Niterói):

1- Teatro Popular de Niterói

Há várias teorias sobre o porquê da forma deste Teatro, que tem longas curvas. Uma delas é que Oscar Niemeyer queria representar as formas do corpo de uma mulher deitada.

2- Fundação Oscar Niemeyer

A Fundação funciona neste elegante edifício. Combinando os seus vidros espelhados e o espelho de água aí existente, de um determinado ponto é possível ver um círculo inteiro formado pelo reflexo da estrutura semicircular branca.

3- Memorial Roberto Silveira

Aqui pode consultar-se mais de 200 mil obras digitalizadas sobre o Governador Roberto Silveira, Niterói e o Estado do Rio de Janeiro. Este edifício possui uma curiosa janela redonda, através da qual, a partir do interior, se vê a cidade de Niterói escurecida. Pensa-se que Niemeyer pretendia com isto dar o efeito de Niterói vista à noite.

4- Museu de Arte Contemporânea de Niterói (ou MAC)

Este edifício parece um verdadeiro disco voador, na ponta de um penhasco, pronto a partir. Conseguimos visitar este Museu gratuitamente (sugerimos que pesquisem em que dias não se paga) e estivemos a admirar, com algum espanto, os desenhos a vermelho que estão no chão, no exterior do Museu, que nos pareceram o contorno que se faz no chão quando alguém é assassinado num filme. Neste caso parecem ter a forma de ursinhos…

5- Centro Petrobras de Cinema

Passámos à frente deste edifício apenas de carro, mas sabemos que está previsto inaugurar-se aqui um Museu de Cinema do Brasil e um Centro Cultural. O edifício tem a curiosa forma de um rolo de filme.

6- Estação Hidroviária de Charitasde Charitas (Terminal de Barcas)

Não chegámos a conseguir visitar, mas ficámos muito curiosos. Este terminal possui uma estrutura de vidro sobre estacas, que lhe dá um ar de nave de extraterrestres. Quem sabe se um dia apanhamos lá um barco…

File:Estação Hidroviária de Caritas by Diego Baravelli 02.jpg

Diego Baravelli

7- Praça Juscelino Kubitschek (ou Praça JK)

Esta obra homenageia o Presidente Juscelino Kubitschek (JK), encontrando-se mesmo num dos bancos da Praça uma escultura de Oscar Niemeyer e JK. Desta Praça  consegue ver-se a Ponte Rio-Niterói, que atravessámos para fazer o “Caminho Niemeyer”.

Ficheiro:Praça JK (Niterói).jpg

Emir Zar

O próprio Oscar Niemeyer, que teve uma carreira de mais de 80 anos, disse: “Não foi difícil projetar para Niterói, porque esta é uma cidade de orla tão bela que possibilita a criação a céu aberto, como um itinerário cultural e religioso.”

De facto Niterói criou e inspirou obras fantásticas. E este caminho é sem dúvida um que vale a pena fazer por todos os que gostam de arquitetura e não só.

Previous

Frittata de Courgette com Queijo e Tomate

Next

Explorandar na Rádio Universidade de Coimbra (incluí podcast)

2 Comments

  1. Lúcia Helena

    Foste muito bemvinda minha amiga Diana. Niterói com certeza também teve muito gosto em receber a ti a ao Ricardo. Beijinhos….

    • Muito obrigada, Lúcia! Também nos sentimos muito bem-recebidos no Brasil pelos nossos queridos amigos. Esperamos estar contigo numa próxima oportunidade! Beijinhos dos dois 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén