Há algum tempo decidimos viajar até à capital da China, Pequim. Antes de partirmos, um dos nossos maiores receios era a comida que íamos encontrar…e experimentar! Em Portugal, foram muitos os que nos disseram que íamos comer insetos e cão.

Logo no dia da nossa chegada tivemos o primeiro contacto com a comida chinesa. Com a ajuda de uma amiga portuguesa que estava a viver em Pequim percebemos como é que nós, não falantes de chinês, pedíamos comida num restaurante: apontávamos para as imagens dos pratos no menu e indicávamos ao empregado quantos queríamos de cada. E com apps de telemóvel à mistura para traduzir inglês para chinês ou vice-versa, lá nos entendíamos.

DSC03874

Depois de aprendermos a pedir, veio a maior surpresa: a comida era maravilhosa! E com a vantagem adicional de a maioria dos pratos serem, para nós, bastante baratos.

Tivemos oportunidade de experimentar diferentes comidas, cozinhadas de várias formas, em restaurantes e na rua. Comemos arroz, carne, massas, dumplings, vegetais, fruta e bolos. Experimentámos hot pot (lembra o fondue, mas com água a ferver e ingredientes diferentes), pratos cantoneses um pouco estranhos para nós, comida macaense (com pés de galinha à mistura) e, claro, o fantástico pato à Pequim.

Fica prometido falarmos um pouco mais de algumas destas comidas em breve!

Comida realmente estranha encontrámos no mercado exótico, numa das zonas centrais de Pequim. Havia insetos (muitas espetadas de escorpiões…), entre outras coisas que nem sempre percebíamos o que era. Mas foi-nos explicado que a maioria dos chineses da capital e de grande parte da China não come aquele tipo de comida: este mercado é sobretudo para turistas, que na maioria são chineses de outras zonas da China à procura de algo diferente.

Deixamos uma dica útil: os menos apreciadores de picante podem pedir “bu lá”, ou seja, comida “sem picante”.

Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o explorandar a crescer: Alojamento Booking | Alojamento Airbnb. Obrigado!