Sabores de Budapeste

Uma das coisas que mais gostamos quando vamos a um sítio diferente é experimentar a comida local, de preferência em sítios onde os locais também vão. A verdade é que é mais provável aí encontrarmos comida com qualidade tanto a nível de sabor…como de preço. Budapeste não foi diferente, e durante a nossa estadia experimentámos coisas bem boas.

Começando pelos salgados…

Num dos muitos mercados de Natal por onde passámos provámos lángos. Basicamente parece um pão redondo e espalmado que é frito.

O lángos pode levar em cima diferentes coisas, como carne e legumes. Nós comemos o mais comum e que a maioria das pessoas comiam: com manteiga de alho, natas azedas e muito queijo ralado. Muito bom, recomendamos! E enquanto comíamos o nosso lángos, no meio do mercadinho de natal, começou a nevar. Foi verdadeiramente mágico!

Visitámos também um restaurante simpático na zona do Bairro Judeu, onde experimentámos algumas iguarias, como o famoso goulash, uma espécie de guisado de carne. Com um sabor forte, esta era uma comida tradicionalmente feita pelos pastores húngaros, com carne de vaca. Hoje é possivelmente o prato húngaro mais famoso.

Também provámos uma deliciosa sopa de queijo.

E ainda houve tempo para os doces…

Para sobremesa, o empregado do restaurante recomendou-nos um bolo húngaro de mel, o milotai, crocante e saboroso. Vale a pena experimentar.

Pelas ruas e mercados de Natal de Budapeste encontrámos muitas barraquinhas a vender um doce que já tínhamos visto noutros países desta zona da Europa: o kürtőskalács, ou “bolo chaminé”. Este bolo tem a forma de uma rosca e é feito com uma massa doce. Pode comer-se apenas com a tradicional camada de açúcar crocante ou com outras coberturas, como canela, noz ou chocolate.

Como não podia faltar em pleno Inverno, também aquecemos a alma com um delicioso chocolate quente, a bebida ideal para os dias frios de Inverno.

Nesta nossa escapadinha deu para ficar com um gostinho da comida húngara, mas ficámos com vontade de voltar e provar mais . Quem sabe um dia destes!

Aproveite e espreite aqui a nossa maravilhosa escapadinha pelo centro da Europa, durante a qual passámos por Amesterdão, Viena, Bratislava e Budapeste em plena época natalícia. Em breve prometemos contar mais sobre as iguarias que provámos nas outras cidades que visitámos.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

2 thoughts on “Sabores de Budapeste”

  1. Pingback: [Roteiro] Explorando Budapeste em dois dias - parte II - explorandar

  2. Pingback: [Roteiro] Explorando Budapeste em dois dias - parte I - explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.