Cozinha venezuelana no centro do Porto

Nem sempre viajar tem que ser para longe. Por vezes bastam alguns paladares e aromas para nos fazer percorrer milhares de quilómetros. A Venezuela é sem dúvida um país que gostaríamos de visitar um dia, mas as notícias que temos vindo a ouvir daquele país não são as mais animadoras. Enquanto não fazemos essa aguardada visita, decidimos iniciar-nos nos sabores venezuelanos e visitar o restaurante Dona Arepa no Porto.

IMG_20170512_131349596_HDR

O restaurante fica numa das nossas ruas favoritas da cidade, a Rua de Cedofeita. Fomos lá almoçar e, para tornar esta estreia ainda melhor, levámos uma amiga venezuelana que nos ajudou as selecionar as melhores iguarias. Houve tequeños, patacón, empanadas, pabellón criollo, pudim de rum venezuelano e não faltaram as tão conhecidas arepas.

Começámos pela escolha das bebidas e aqui fomos unânimes em querer experimentar a malta polar, uma bebida não alcoólica produzida a partir de malte. Embora fosse uma versão produzida nos Estados Unidos, julgamos que será semelhante à original venezuelana.

Começámos a nossa refeição escolhendo alguns que  petiscos. Uns deliciosos tequeños, pequenos dedos fritos e recheados com queijo venezuelano e que são ótimos; patacón, uns pequenos crepes de banana-pão frita; e uma empanada de queijo branco venezuelano.

A seguir continuámos para algo mais substancial. As senhoras optaram pelas famosas arepas que dão nome ao restaurante. Eu optei por um pabellón criollo, que segundo nos disseram só está disponível no menu ao almoço. Para quem não conhece as arepas, são um dos pratos mais emblemáticos da cozinha venezuelana: têm como base um pão de farinha de milho pré-cozido, que pode ser recheado com os mais variados ingredientes (carne, queijo, etc.).

IMG_20170512_132556444

O pabellón criollo é o prato tradicional venezuelano mais reconhecido. É composto por carne mechada (desfiada), caraotas negras (feijão preto), arroz branco e plátano / banana-pão. O pabellón tinha um aspeto divinal. 

IMG_20170512_132537207_HDR

Apesar de termos comido imenso, ainda houve lugar para partilharmos uma sobremesa. Ao nível das sobremesas o restaurante ainda tem espaço para melhorar a oferta e apresentar mais opções. Provámos um pudim feito com rum venezuelano.

IMG_20170512_142609648

Foi uma bela introdução à cozinha venezuelana, esperamos voltar um dia destes. Para mais informações sobre horários e localização do Dona Arepa é possível consultar o facebook do restaurante

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.