[Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: o que não perder

Durante a nossa escapadinha à Ilha de S. Miguel, nos Açores, fizemos três roteiros, partindo de Ponta Delgada. O roteiro das Sete Cidades e Lagoa do Fogo foi o primeiro, na parte Oeste e central da ilha, uma zona recheada de lagoas e paisagens naturais lindíssimas.

Aqui ficam as nossas sugestões de pontos onde vale a pena parar.

Dica: O percurso pode ser dividido em duas partes, já que as Sete Cidades e a Lagoa do Fogo são em zonas diferentes da ilha. Ir de carro é essencial para fazer este roteiro completo no mesmo dia.

Pesquise aqui alojamento em Ponta Delgada

Aqueduto do Carvão

Aqueduto do Carvão S. Miguel, Açores
Aqueduto do Carvão

Partimos de Ponta Delgada em direção ao vulcão das Sete Cidades. O primeiro ponto de paragem foi o Aqueduto do Carvão. Esta construção de pedra, que se vê da estrada, é muito curiosa: está completamente coberta por uma grande variedade musgos. Vão desde o verde até ao laranja. Uma verdadeira obra de arte da natureza!

Aqueduto do Carvão Sete Cidades, S. Miguel
Aqueduto do Carvão

Lagoa das Empadadas

Mesmo junto ao aqueduto há um estreito caminho de terra que dá acesso à Lagoa das Empadadas, a primeira cratera vulcânica que vimos em S. Miguel. Rodeada de floresta, o verde era a cor predominante a toda a volta, transmitindo uma sensação de serenidade.

Lagoa das Empadadas S. Miguel
Lagoa das Empadadas

Lagoa do Canário

A caminho da Lagoa do Canário entrámos no Parque Florestal da Mata do Canário. Deixámos o carro junto da placa que indica os horários de acesso e fomos à descoberta.

Depois de caminhar alguns minutos por um carreiro que vai subindo pelo meio da floresta encontrámos um pilar que apelava à “Paz no Mundo” em várias línguas. Mais à frente encontrámos o miradouro da Grota/Boca do Inferno, de onde se vê a Lagoa do Canário, a Lagoa de Santiago e até a Lagoa das Sete Cidades.  Simplesmente fantástico!

Lagoa do Canário S. Miguel, Açores
Lagoa do Canário

Lagoa das Sete Cidades

Rumámos à Lagoa das Sete Cidades, uma das 7 Maravilhas da Natureza de Portugal. Geralmente fala-se em Lagoa Verde e Lagoa Azul, mas a verdade é que é uma única lagoa, com uma ponte baixinha que passa entre as duas partes. Diz-se que a Lagoa Verde reflete esta cor por ter mais vegetação à volta.

O nosso primeiro ponto de paragem foi a Vista do Rei, de onde se tem uma das melhores vistas sobre a Lagoa das Sete Cidades. Este miradouro foi assim chamado por ali terem estado o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia, a apreciar a belíssima paisagem.

Vista do Rei Lagoa Sete Cidades
Perspetiva da Lagoa das Sete Cidades a partir da Vista do Rei

Mesmo junto ao miradouro, parecendo quase tirado de um filme de terror, encontra-se o Hotel Monte Palace, agora abandonado. Parece um Titanic em terra, até dá arrepios…

Hotel Monte Palace Sete Cidades
Hotel Monte Palace abandonado

Claro está que entrámos para espreitar! Quando este hotel abriu, nos anos 1980, devia ser algo de espetacular. Mas parece que foi um empreendimento demasiado ambicioso para aquele local. Passado um ano e meio fechou e mais recentemente foi pilhado e vandalizado. É muito triste.

Hotel Monte Palace Sete Cidades
Interior do Hotel Monte Palace

Já mais afastado da Vista do Rei, vale a pena voltar a parar e ter uma outra perspetiva da Lagoa das Sete Cidades, a partir do Miradouro do Cerrado das Freiras.

Lagoa das Sete Cidades
Lagoa das Sete Cidades vista a partir do Miradouro do Cerrado das Freiras

Lagoa de Santiago

Logo a seguir espreitámos a Lagoa de Santiago, a segunda maior cratera do vulcão das Sete Cidades.

E daqui seguimos para a Vila das Sete Cidades.

Lagoa de Santiago Sete Cidades
Lagoa de Santiago

Vila das Sete Cidades

Fizemos uma rápida visita a esta pequena vila, de cerca de 700 habitantes e que tem como vizinha a Lagoa das Sete Cidades. Aproveitámos e visitámos a curiosa Igreja de São Nicolau, construída em 1857.

Igreja de São Nicolau Sete Cidades, Açores
Igreja de São Nicolau, nas Sete Cidades
Pesquise aqui alojamento na Vila das Sete Cidades

Miradouro da Ponta do Escalvado

A partir daqui entrámos na segunda parte da nossa viagem. Percorremos a costa Sul da ilha, passámos por Ponta Delgada e subimos a encosta que nos levou à Lagoa do Fogo.

Mas antes tivemos ainda tempo para uma paragem no Miradouro da Ponta do Escalvado, para nós uma das vistas mais bonitas da viagem. Daqui pudemos ver a freguesia dos Mosteiros e alguns ilhéus, testemunhos do que outrora foi a cratera de um vulcão submarino.

Miradouro da Ponta do Escalvado, S. Miguel
Vista a partir do Miradouro da Ponta do Escalvado

Lagoa do Fogo | Miradouro da Barrosa

Na zona central da ilha fomos encontrar aquela que eu considero a lagoa mais bonita de S. Miguel: a Lagoa do Fogo. A superfície calma da água é de um azul profundo que nos hipnotiza e aquece a alma.

Esta é a lagoa mais alta da Ilha de S. Miguel e pode ver-se de vários pontos.  Uma das melhores vistas é a partir do Miradouro da Barrosa.

Lagoa do Fogo, S. Miguel
Lagoa do Fogo vista a partir do Miradouro da Barrosa

Cascata do Salto do Cabrito

Quase a terminar o nosso primeiro dia de passeio, seguimos pela estrada da Lagoa do Fogo até chegar à Cascata do Salto do Cabrito, localizada numa zona muito calma, perto da cidade da Ribeira Grande. Com uma queda de água com cerca de 40 metros de altura, dizem que é um bom sítio para dar um mergulho em dias de calor (quando nós lá fomos tinha pouca água…e não estava calor).

Junto à Cascata ficámos a saber, através de informação aí afixada, que ali foi construída a segunda central hidroelétrica de S. Miguel, em 1902, inaugurando-se no mesmo ano a iluminação pública da então Vila da Ribeira Grande. Esta “Fábrica de Luz” funcionou até 1972.

Fábrica de Licores “Mulher de Capote”

Para terminar em beleza fomos adoçar a boca à fábrica de licores “Mulher de Capote”. Embora a fábrica já estivesse quase a fechar, ainda nos fizeram uma visita guiada e deram-nos a provar vários licores. O licor de amora e de maracujá foram os nossos preferidos. Claro que não resistimos a trazer algumas garrafas (pequeninas!).

Fábrica de Licores Mulher de Capote, S. Miguel
Fábrica de Licores Mulher de Capote

Se ainda tiver energia pode aproveitar para passear pelo centro da cidade da Ribeira Grande ou ir comer um bife ao Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel. Nós já estávamos exaustos e regressámos a Ponta Delgada, mas iguarias é o que não falta em S. Miguel.

Pesquise aqui alojamento na Ribeira Grande

Só com este dia sentimos que já tínhamos conhecido imensas coisas desta maravilhosa ilha. E ainda só estávamos a começar. Para quem quiser fazer este roteiro, deixamos um mapa com a ordem pela qual sugerimos visitar todos estes locais.

Para explorar outras partes da ilha de S. Miguel veja também:

Veja também estes artigos:

Resta-nos desejar-lhe um ótimo passeio.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

2 thoughts on “[Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: o que não perder”

  1. Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar

  2. Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.