Para comemorar o último aniversário do Ri fomos àquele que é considerado um dos melhores restaurantes de sushi de Coimbra: o Japonês. Na verdade não foi só um jantar, foi uma verdadeira experiência para os nossos sentidos.

Apesar de ser uma 3ª feira, o restaurante tinha bastantes clientes. Mas estava calmo. Enquanto esperávamos que nos atendessem e que trouxessem os pratos tivemos tempo para apreciar os detalhes da decoração, desde as mesas engraçadas às cordas e imagens que decoram as paredes.

Para acompanhar os pratos, que eram frios, pedimos logo dois chás diferentes, de Jasmim e Genmaicha, que partilhámos. Tinham cada um o seu cheiro, suave e agradável.

Os pratos que pedimos demoraram um pouco a chegar, mas valeu a pena. Pedimos um Ussuzukuri (de sarrajão), 12 peças de Sushi e 7 de Sashimi. Tudo servido de forma muito elegante, como os melhores restaurantes japoneses nos têm habituado. Mas o que verdadeiramente nos deixou nas nuvens foi o sabor e sobretudo a textura do peixe.

img_20161227_205052168

Aqui, ao contrário da maioria dos restaurantes japoneses onde já fomos, sem dúvida que o peixe é o ingrediente mais privilegiado, sendo proporcionalmente muito pouca a quantidade de arroz, algas ou outros complementos. E ainda bem, porque todos os tipos de peixe que provámos quase que se desfaziam na boca de tão tenros. Cada peça que levávamos à boca era uma sensação maravilhosa, que não queríamos que acabasse.

img_20161227_210343865

Para sobremesa partilhámos umas bolinhas de chá verde. Muito boas!

Saímos do Japonês simplesmente maravilhados com a experiência que tivemos. Os nossos sentidos foram todos muito bem servidos, ó se foram! O único senão é mesmo o preço que achámos alto. Não é por isso algo para explorar tantas vezes como gostaríamos.

img_20161227_214119247

Deixamos aqui o link do Japonês, onde se pode espreitar o menu, horários e afins: http://www.japones.pt/. Convém reservar.

Declaração de interesses: Este post representa meramente as nossas opiniões, de forma isenta e imparcial.