Pompeia: visita à Cidade dos Mistérios

Este ano decidimos realizar um sonho meu e conhecer Pompeia. Queríamos conhecer melhor como viviam os antigos romanos, numa cidade que foi tragicamente destruída e parcialmente “fossilizada” durante uma grande erupção do Vesúvio, em Itália, no ano de 79.

A cidade romana de Pompeia ainda é grande, pelo que fomos com tempo para a visitar – o dia todo. A 22km de Nápoles, facilmente se chega lá de comboio (a viagem demora 40 minutos). Comprámos o bilhete na estação de Napoli Garibaldi e tentámos descobrir a linha que passava em Pompeia. A estação é um bocado confusa e acabámos por nos enganar no comboio: tivemos de sair numa estação que ainda ficava longe do sítio arqueológico, mas chegámos lá! Para sair na estação mais próxim deve-se apanhar um comboio que vá na direção de “Sorrento” e sair na estação de “Pompei Scavi – Villa dei Misteri”. Pelo caminho consegue-se ver o enorme vulcão, o famoso Vesúvio,  que domina a paisagem.

Pesquise aqui alojamento em Nápoles

Pode comprar-se o bilhete online aqui e evitar filas, mas nós comprámos ao chegar a Pompeia para evitar as taxas da compra online (o bilhete na bilheteira ficava mais barato). Como fomos em Maio, ainda fora da época alta, não apanhámos fila. Também existe a possibilidade de ir no primeiro Domingo de cada mês e entrar gratuitamente.

Pode encontrar aqui mais informação útil para planear a visita a Pompeia.

Pompeia

Mesmo antes de comprar o bilhete e entrar na “Villa dei Misteri” já podíamos vislumbrar, dentro de uma estrutura moderna, vários corpos, em posições estranhas, que pareciam de gesso. Percebemos logo que eram habitantes de Pompeia, que morreram durante a erupção do Vesúvio. Pela posição do corpo e expressão de alguns, percebia-se o sofrimento ou a forma como se tentaram proteger…

Fomos então conhecer a cidade onde viveram estes romanos. São imensos os edifícios que estão de pé, muitos deles ainda com frescos nas paredes, alguns mais simples, outros com imagens mais elaboradas. E as cores? Foi fantástico ver de perto como se mantém até hoje! O que falta na maioria dos edifícios são os tetos: com o peso das cinzas, os telhados e tetos caíram para dentro das casas, esmagando muitos dos seus habitantes. É impressionante só de imaginar.

Passear nas ruas de Pompeia é como viajar no tempo. Pisar as lajes cuidadosamente colocadas nas ruas, entrar no anfiteatro, em templos e noutros espaços públicos, espreitar casas e imaginar os seus habitantes romanos, em espaços elegantemente decorados, nalguns casos por detrás de portas e janelas de madeira que ficaram fossilizadas. E são muitos os turistas, como nós, que mergulham assim no século I d.C. do Império Romano.

Esta foi uma viagem no tempo que recomendamos a todos. E foi seguida de uma refrescante limonada à saída, diretamente de limões gigantes!

Limão gigante

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

1 thought on “Pompeia: visita à Cidade dos Mistérios”

  1. Pingback: [Roteiro] Fomos a Roma... e vimos o Papa! - explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.