Para celebrar o Dia de S. Valentim deste ano, decidimos fazer mais uma escapadinha e explorar uma bela cidade do centro do País: Tomar. Uma cidade pequena, muito acolhedora e com muitos cantos para explorar.

É conhecida como a “cidade Templária”: descobrimos que o Convento de Cristo foi o último reduto dos sobreviventes da Ordem dos Templários, que foram perseguidos pelo Rei de França no séc. XIV.

IMG_6215

Como se pode ler num artigo do “Observador” que partilhámos no nosso Facebook, Umberto Eco, o escritor do livro “O nome da Rosa”, “gostava particularmente da Cidade de Tomar, que visitava sempre que podia, chegando mesmo a apelidá-la de ‘Umbigo do Mundo’ (l’ombelico del mondo), expressão italiana para lugares cuja beleza e central importância se equiparam à da outrora capital do Império Romano”.

Para explorar a cidade num dia, recorremos ao percurso histórico sugerido no site da Câmara Municipal de Tomar (é possível fazer o download aqui).

Participámos numa visita fantástica ao Convento de Cristo, especial Dia do Namorados, espreitámos o Castelo Templário, passámos pela Ponte Velha, pela Roda do Mouchão e pelo histórico Café Paraíso, vimos ermidas, capelas e igrejas e explorámos a sinagoga. Também demos um passeio à noite que nos mostrou uma cidade maravilhosamente romântica.

Para aproveitarmos bem o tempo para passear, levámos umas sandes deliciosas feitas pelo Ricardo. E, claro, não fomos embora sem provar alguns dos doces conventuais que Tomar tem para nos oferecer: “Fatias de Tomar” e “Beija-me Depressa!”, ambos deliciosos.

Ainda houve tempo para deixarmos a nossa marca nas paredes do hostel onde ficámos, o 2300 Thomar, bem no centro histórico de Tomar!

IMG_20160214_113905

Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o explorandar a crescer: Alojamento Booking | Alojamento Airbnb. Obrigado!