Hoje andava com desejos de uma Glória, um dos melhores bolos que uma das confeitarias cá do Porto, a Calica, faz. Mas por azar, por ser domingo, dei com o nariz na porta… Por isso decidi arregaçar as mangas e fazer uma das sobremesas mais famosas cá de casa: bolo de mousse de chocolate. É basicamente mousse de chocolate que vai ao forno. Não leva farinha, por isso ainda tem a vantagem de ser um bolo sem glúten!

Vou deixar-vos aqui esta receita rápida de preparar e, para os mais gulosos, ainda mais rápida de se comer.

Ingredientes:

  • 150 g de chocolate de cozinha
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 ovos

Como fazer? Muito fácil:

Separar as gemas das claras. Juntar o açúcar às claras e batê-las em castelo bem firme (o açúcar ajuda a que fiquem mais firmes).

Entretanto, derreter o chocolate em banho-maria. Às vezes derreto no microondas, por ser mais rápido, mas é preciso ter cuidado para não usar uma potência demasiado elevada e acompanhar a tijela do chocolate por um copo de água à parte, dentro do microondas, para o chocolate não queimar.

Juntar as gemas, o chocolate e a manteiga amolecida (também uso o microondas para a amolecer, com uma potência média e durante uns 20-30 segundos).

Por fim, envolver as claras em castelo com este preparado.

E assim fica preparada uma deliciosa mousse de chocolate! Mas como queremos um bolo, que sempre se torna menos enjoativo, falta levá-la ao forno.

Basta pô-la numa forma untada com manteiga e salpicada com pão ralado, no forno pré-aquecido a uma temperatura de 180ºC durante cerca de 30 minutos. Como há fornos que cozem mais depressa que outros, aconselho a que se vá espetando um palito a partir dos 20 minutos, de 5 em 5 minutos. Quando deixar de vir mousse húmida agarrada ao palito, é porque está pronto para sair do forno.

Uma dica importante sobre este bolo: é sempre preferível cozer a menos do que a mais, por isso em caso de dúvida…é tirá-lo do forno!

IMG_0464

 

Depois chega a melhor parte: comer!

E com este frio…mmmm…vai tão bem com uma chávena de chá. Bom proveito!