Vista São Miguel

[Roteiro] Furnas e não só!

Esta nossa sugestão de roteiro passa pela zona central sul da Ilha de S. Miguel, nos Açores. Começa na zona da costa, passa pelo Parque Terra Nostra e termina na zona das Furnas. Venha daí connosco!

Neste dia de passeio decidimos começar pelo Miradouro do Pisão, de onde se tem uma bela vista para a Caloura e as suas piscinas naturais, mar adentro.

Vista a partir do Miradouro do Pisão com a Caloura em primeiro plano
Vista a partir do Miradouro do Pisão com a Caloura em primeiro plano

Depois descemos até à aldeia, para apreciar de perto o seu pequeno porto, junto às piscinas. Aproveitámos também para nos sentar numa esplanada e comer uma deliciosa queijada de feijão.

Da Caloura seguimos para Vila Franca do Campo, ali perto. Passámos pelo centro da vila de carro e subimos logo até ao Monte onde está a Ermida de Nossa Senhora da Paz, do século XVIII.

Ermida de Nossa Senhora da Paz
Ermida de Nossa Senhora da Paz

Deste monte tem-se uma vista fantástica para a costa. Vê-se muito bem o Ilhéu de Vila Franca, uma ilhota que tem uma espécie de lago no centro e para onde se pode ir de barco durante a época balnear.

Perspetiva do Ilhéu de Vila Franca, em São Miguel, Açores
Perspetiva do Ilhéu de Vila Franca

Depois desta vista, deixámos a costa e rumámos ao interior da ilha até ao Parque Terra Nostra, no Vale das Furnas. Um parque que é um verdadeiro jardim encantado.

Bonito lago no Parque Terra Nostra, Ilha de São Miguel, Açores
Lago no Parque Terra Nostra

Consiste num jardim botânico e romântico, com uma casa apalaçada do século XIX – onde chegou a ficar alojado o rei D. Carlos – e um grande e elegante tanque de pedra em frente à casa. Um tanque de águas termais, quentes, onde se pode mergulhar, relaxar, faça calor ou frio cá fora. A água tem uma cor acastanhada e é mesmo dessa cor que fica o fato de banho que se usar… Mas adorámos e recomendamos! No site do Parque pode consultar-se mais informação, incluindo os preços de entrada.

 Tanque de águas termais no Parque Terra Nostra, Ilha de São Miguel, Açores
Tanque de águas termais no Parque Terra Nostra

Com o corpo e a mente retemperados, deixámos o Parque Terra Nostra e fomos até ao Miradouro do Pico do Ferro, de onde se tem a melhor vista para a Lagoa das Furnas. Sugerimos fazer aqui uma paragem antes de ir para a Lagoa.

Bonita vista para a Lagoa da Furnas a partir do Miradouro do Pico do Ferro, São Miguel, Açores
Vista para a Lagoa da Furnas a partir do Miradouro do Pico do Ferro

Lá em baixo, ao chegar junto da Lagoa, começam logo a ver-se nuvens de fumo a subir do chão. É ali, numa grande área de terra castanha, que se encontram muitos buracos com águas ferventes e passadiços de madeira de onde se pode ver onde é cozinhado o famoso cozido das Furnas.

Zona onde se faz o cozido das Furnas, na ilha de S. Miguel, nos Açores
Local onde é feito o cozido das Furnas

Nalguns sítios vêem-se buracos na terra vazios, ainda livres para aí se cozinhar, e noutros vêem-se montinhos, por baixo dos quais já está uma panela, tendo normalmente assinalado a quem pertence aquele cozido. Neste dia ao almoço aproveitámos para experimentar este cozido tão típico no restaurante Tony’s (é necessário reservar com antecedência).

Do lado oposto da lagoa vimos à distância o que nos pareceu uma igreja, algo misteriosa. Decidimos por isso dar a volta à lagoa e ir descobrir o que seria. Já estava a escurecer, mas ainda conseguimos ver de perto, por fora, o que descobrimos ser a Capela de Nossa Senhora das Vitórias. Muito bonita. Tem uma história um pouco triste: foi mandada construir no século XIX por José do Canto, que prometeu erigi-la na sequência de uma doença grave da sua esposa.

Capela de Nossa Senhora das Vitórias

Por fim fomos ver as Caldeiras das Furnas. É uma zona com caldeiras espalhadas um pouco por todo o lado, fumegantes e muitas delas com água em ebulição. Durante uma parte do ano cozem-se maçarocas de milho nestas caldeiras, que depois se vendem na rua.

Caldeiras das Furnas, na ilha de S. Miguel, Açores
Caldeiras das Furnas

Pelas ruas sente-se um forte cheiro a enxofre e há muitos recantos com fontes onde se pode experimentar águas sulfurosas com sabores diferentes.

Regressámos também às Furnas à noite. Como era quase Natal, estava montado um enorme presépio iluminado. Com o fumo que saía das caldeiras era impressionante de se ver, formava um cenário que parecia quase irreal.

Presépio nas Furnas

E aqui ficam estas nossas sugestões para mais um dia de passeio em S. Miguel, numa zona da ilha onde há muito para ver e experimentar.

Para ajudar a visualizar este itinerário, aqui fica um mapa onde assinalámos os locais por onde passámos.

Veja também estes artigos:

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

4 thoughts on “[Roteiro] Furnas e não só!”

  1. Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar

  2. Pingback: [Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel – explorandar

  3. Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: o que não perder - Explorandar

  4. Pingback: [Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel | Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.