Pelo Caminho Niemeyer: 8 sítios a não perder em Niterói

Em 2017, o governo brasileiro declarou 27 obras do arquiteto Oscar Niemeyer, espalhadas pelo Brasil, como Património Cultural. Um excelente pretexto para falarmos sobre o Caminho Niemeyer, o segundo maior conjunto de obras deste arquiteto – o primeiro é em Brasília – e que sem dúvida merece uma visita.

É em Niterói, muito perto do Rio de Janeiro, que está este conjunto de obras de Niemeyer. Um “Caminho” pela orla de Niterói, recheado de surpreendentes edifícios e vistas maravilhosas sobre a Baía de Guanabara.

A construção dos edifícios do Caminho Niemeyer foi iniciada em 2002 e ainda está em curso. Foram imaginados e criados pelo arquiteto de tal forma que ficassem em harmonia com a paisagem envolvente. Alguns dos edifícios deste conjunto encontram-se bastante afastados uns dos outros, ao longo da cidade de Niterói, pelo que decidimos fazer este percurso de carro.

Praça Popular de Niterói

Começámos a nossa visita na Praça Popular de Niterói, cujo plano se pode ver na imagem abaixo. Aqui já se encontram concluídas três obras: o Teatro Popular de Niterói, a Fundação Oscar Niemeyer e o Memorial Roberto Silveira. Um outro edifício estava em construção – a nova Catedral São João Batista – e existem planos para a construção de mais alguns.

Plano da Praça Popular de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Plano da Praça Popular de Niterói

O nosso primeiro desafio foi arranjar sítio para estacionar o carro. Fomos até junto da Praça, ao lado da qual existe um parque de estacionamento municipal. Para nosso azar já não tinha lugares livres. Depois de pedirmos ajuda, indicaram-nos outro parque, mais caro e mais afastado, a cerca de 10 minutos a pé da Praça. Foi lá que conseguimos estacionar.

Chegados à Praça Popular de Niterói, dirigimo-nos ao centro de acolhimento que existe logo à entrada. Informaram-nos que havia visitas guiadas, gratuitas, à Praça e aos edifícios ali existentes. Perfeito! Aguardámos então pela visita seguinte, aproveitando para ver um vídeo que estava a passar sobre o Caminho Niemeyer.

Descobrimos curiosidades bem interessantes sobre as oito obras de Oscar Niemeyer até agora construídas em Niterói. E são algumas dessas curiosidades que hoje aqui partilhamos.

1- Teatro Popular de Niterói

O Teatro Popular de Niterói, situado na Praça com o mesmo nome, tem uma forma invulgar, com longas curvas. Durante a visita guiada ficámos a saber que há várias teorias sobre o porquê da forma deste edifício. Uma delas é que Oscar Niemeyer pretendia assim representar as formas do corpo de uma mulher deitada.

Teatro Popular de Niterói, Brasil
2- Fundação Oscar Niemeyer

A Fundação Oscar Niemeyer, também localizada na Praça Popular de Niterói, está instalada num elegante edifício. Combinando os seus vidros espelhados e o espelho de água aí existente, de um determinado ângulo é possível ver um círculo inteiro formado pelo reflexo de uma estrutura semicircular branca.

Fundação Oscar Niemeyer, Niterói
Fundação Oscar Niemeyer
3- Memorial Roberto Silveira

Ainda na Praça Popular de Niterói encontramos o também denominado Centro de Memória Roberto Silveira. Aqui, podem consultar-se mais de 200 mil obras digitalizadas sobre o Governador Roberto Silveira, Niterói e o Estado do Rio de Janeiro.

Memorial Roberto Silveira, de Oscar Niemeyer, Brasil
Memorial Roberto Silveira

Este edifício possui uma curiosa janela redonda, através da qual, a partir do interior, se vê a cidade de Niterói escurecida. Pensa-se que Niemeyer pretendia com isto criar o efeito de Niterói vista à noite.

Janela do Memorial Roberto Silveira, Niterói
Janela no Memorial Roberto Silveira
4- Museu de Arte Contemporânea de Niterói (ou MAC)

Já fora da Praça Popular de Niterói, noutro ponto da cidade, encontra-se o MAC, o carismático Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Este edifício parece um verdadeiro disco voador, na ponta de um penhasco, pronto a partir.

Museu de Arte Contemporanea de Niteroi, Niemeyer
Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Conseguimos visitar este Museu gratuitamente – convém pesquisar para saber em que dias não se paga – e estivemos a admirar, com algum espanto, os desenhos a vermelho que estão no chão, no exterior do Museu. Lembraram-nos o contorno que se faz quando alguém é assassinado num filme. Neste caso parecem ter a forma de ursinhos…

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil
Desenhos no chão, no exterior do MAC
5- Maquinho

Módulo de Ação Comunitária – Maquinho foi erguido perto do MAC, no alto do Morro do Palácio, para ser utilizado no âmbito do projeto de arte-educação desenvolvido pelo Museu em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Maquinho de Niemeyer, em Niterói
Maquinho (fotografia do modulodeacaocomunitaria.blogspot.com)
6-Centro Petrobras de Cinema

Passámos à frente do Centro Petrobras de Cinema apenas de carro, mas sabemos que está previsto inaugurar-se aqui um Museu de Cinema do Brasil e um Centro Cultural. O edifício tem a curiosa forma de um rolo de filme.

Centro Petrobras de Cinema, Niterói, Brasil
Centro Petrobras de Cinema
7- Estação Hidroviária de Charitas (Terminal de Barcas)

Não chegámos a conseguir visitar a Estação Hidroviária de Charitas, mas ficámos muito curiosos. O Terminal de Barcas possui uma estrutura de vidro sobre estacas, que lhe dá um ar de nave extraterrestre. Quem sabe se um dia apanhamos lá um barco.

Estação Hidroviária de Caritas by Diego Baravelli, Niterói, Niemeyer
Estação Hidroviária de Charitas (fotografia de Diego Baravelli)
8- Praça Juscelino Kubitschek (ou Praça JK)

Esta Praça homenageia o Presidente Juscelino Kubitschek (JK), encontrando-se inclusivamente num dos bancos da Praça uma escultura de Oscar Niemeyer e JK. Desta Praça JK consegue ver-se a Ponte Rio-Niterói, que atravessámos para fazer o Caminho Niemeyer.

Praça Juscelino Kubitschek (ou Praça JK), de Niemeyer, Niterói, Brasil
Praça JK (fotografia de Emir Zar)

Oscar Niemeyer, que teve uma carreira de mais de 80 anos, disse: “Não foi difícil projetar para Niterói, porque esta é uma cidade de orla tão bela que possibilita a criação a céu aberto, como um itinerário cultural e religioso.”

De facto, Niterói inspirou obras fantásticas. E este Caminho é sem dúvida um que vale a pena percorrer.

Para além do conjunto arquitetónico em Brasília, sugerimos ainda que visite o Monumento dos 500 Anos, também da autoria de Niemeyer, um dos mirantes na Baixada Santista recomendados pela Viajante Econômica.

Conhece outros edifícios de Niemeyer no Brasil? Partilhe connosco nos comentários quais é que recomenda visitar.

Espreite também o artigo “10 sugestões de fruta para comer no Brasil“.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

4 thoughts on “Pelo Caminho Niemeyer: 8 sítios a não perder em Niterói”

  1. Lúcia Helena

    Foste muito bemvinda minha amiga Diana. Niterói com certeza também teve muito gosto em receber a ti a ao Ricardo. Beijinhos….

    1. Muito obrigada, Lúcia! Também nos sentimos muito bem-recebidos no Brasil pelos nossos queridos amigos. Esperamos estar contigo numa próxima oportunidade! Beijinhos dos dois 😉

  2. Pingback: 10 Destinos Românticos para visitar com a sua Cara Metade - explorandar

  3. Pingback: Mirantes para visitar na Baixada Santista - Viajante Econômica

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.