Cogumelos portobello recheados com alheira e ovo

Na semana passada recebi em casa esta caixa de cogumelos (portobello, pleurotus, shimeji e paris). Com tantos cogumelos, foi tempo de recuperar algumas receitas antigas, entre as quais esta que hoje partilho, de cogumelos portobello recheados com alheira e ovo, em tosta de pão alentejano. É tão bom quando uma receita nos permite experimentar as especialidades de diversas latitudes do nosso país!

Cogumelos portobello, pleurotus, shimeji e paris
Cogumelos portobello, pleurotus, shimeji e paris

Cogumelos portobello recheados com alheira e ovo

Ingredientes (para 3-4 pessoas):

  • 4 cogumelos portobello (substituí por 3 grandes e 3 pequenos)
  • 4 ovos
  • 1 alheira (sem pele)
  • 200 g bacon aos cubinhos
  • 4 fatias finas de pão alentejano (ou outro do género) torrado
  • Salsa q.b
  • Azeite q.b
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Queijo mozzarela ralado (opcional)

Modo de preparação:

Se conseguir, evite lavar os cogumelos e prefira antes escová-los com um pincel para retirar alguma terra que ainda tenham. Ao lavar os cogumelos estamos a aumentar a água que estes possuem, o que é de evitar.  Retire os pés dos cogumelos, pique-os finamente e limpe o interior dos cogumelos com a ajuda de uma colher. Reserve os pés picados e o interior para usar no recheio.

Numa frigideira, salteie o bacon num fio de azeite. Não coloque muito azeite porque o bacon largará gordura. Quando o bacon estiver no ponto (já dourado mas sem estar demasiado estaladiço) adicione os pés e o interior dos cogumelos. Salteie mais um pouco e depois adicione a alheira sem pele. Envolva tudo para criar uma pasta. Não precisa adicionar sal, porque o bacon e a alheira já terão o suficiente.

Regue com um fio de azeite um tabuleiro de ir ao forno e coloque aí os cogumelos. Tempere-os com sal e pimenta e recheie com a pasta de bacon e alheira. Faça um buraco no meio para colocar o ovo: comece por colocar cada ovo numa tigela e depois verta-o para cima do cogumelo. Tempere os ovos com um pouco de sal e leve ao forno quente a 200 ºC durante 15 minutos. O tempo de cozedura pode variar um pouco consoante o forno e dependendo de quão cozinhados pretender os ovos. Uma alternativa ao ovo pode ser queijo mozzarela ralado, que usámos em três dos cogumelos mais pequenos.

Receita de cogumelos portobello recheados com alheira e ovo
Cogumelos recheados depois de irem ao forno

Torre as fatias de pão no forno (5 minutos) ou numa torradeira. Retire os cogumelos do forno. Num prato coloque a fatia de pão, o cogumelo por cima e polvilhe com salsa picada.

Desfrute!

Cogumelos portobello recheados com alheira e ovo

Outras sugestões de receitas:

E algumas ideias para a sobremesa:

2 thoughts on “Cogumelos portobello recheados com alheira e ovo”

  1. Fernanda Gonçalves

    Estava divinal com toda a certeza. Pena não ter visto ao vivo. Em nome do grupo da marmita, sentimos a tua falta. Boaa culinárias.

  2. Pingback: Receita de Arroz de Lingueirão - Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.