fruta brasil

10 experiências para comer fruta no Brasil

Recentemente fizemos a nossa primeira viagem a terras de Vera Cruz. No Rio de Janeiro e em Natal tivemos oportunidade de reencontrar o calor humano de amigos, ver paisagens maravilhosas, mergulhar num Atlântico de águas mornas e experimentar muitas coisas boas. Hoje partilhamos algumas sugestões sobre que frutas comer no Brasil, assim como alguns dos doces a partir das inúmeras frutas tropicais que se podem experimentar.

 1. Fruta para comer ao natural

Durante a nossa estadia podíamos ter sobrevivido, e muito felizes, só com fruta. É algo que se encontra em todo o lado: em bancas na rua, em barraquinhas à beira da estrada, em mercados e frutarias, e na casa de todos os brasileiros. Ficámos maravilhados com a variedade de cores, texturas e sabores.

A fruta que mais comemos foi, sem dúvida, manga. Há muita em todo o lado, muito barata, e é sempre doce e suculenta. Também comemos mamão, goiaba, líchias, maracujá amarelo e banana prata – aprendemos que no Brasil há uma grande variedade de bananas. Houve até um restaurante a que fomos onde ofereciam bananas, que estavam penduradas pelas salas!

No Rio Grande do Norte deliciámo-nos com abacaxi, doce como nunca tínhamos comido. Parámos em barraquinhas montadas ao longo da estrada entre Natal e João Pessoa, onde os vendedores cortavam abacaxi na hora, aos bocadinhos, que comíamos ali mesmo, bem fresquinho. Sabia pela vida, sob o calor de mais de 30 ºC que se fazia sentir.

Abacaxis à venda na beira da estrada no Brasil, a caminho de João Pessoa
Abacaxis à venda na beira da estrada

Experimentámos também alguns frutos mais estranhos, como acerola, bacuripari e jaca.

Um guia disse-nos que a jaca, um fruto grande e amarelo, veio de Portugal, trazida pelo rei D. João VI. Dado que nunca vimos jaca em Portugal, ficámos com sérias dúvidas sobre esta teoria. O mais provável é que D. João a tenha trazido de outras colónias portugueses na Ásia, de onde esta fruta é originária. No interior a jaca tem pequenos gomos. Nós provámos e soube-nos a banana!

2. Sucos e iogurtes de fruta para comer no Brasil

Não podíamos falar de fruta sem incluir os deliciosos sucos – os sumos brasileiros -, que se encontram em botecos e banquinhas por todo o lado. Há imensas opções e podem beber-se com ou sem açúcar.

Durante a nossa estadia no Brasil experimentámos vários, entre os quais destacamos os sucos de manga, goiaba, tamarindo e caju – cujo fruto descobrimos ter muita riqueza para além da castanha de caju.

Experimentámos também iogurte de Graviola, que se pode comprar nos supermercados.

Graviola em iogurte líquido - fruta a não perder no Brasil
Iogurte Líquido de Graviola

3. Goiabada e Goiabana

Para além da nossa conhecida goiabada, experimentámos algo parecido mas que, para além de goiaba leva também banana: goiabana. Deliciosamente doce, foi aprovadíssima!

 4. Água de coco

Como não podia deixar de ser, experimentámos a famosa água de coco, tanto em Copacabana como em Natal, uma das vezes na praia de Ponta Negra, com os pés dentro do mar. Eu, mais gulosa, gostei especialmente da água de coco mais doce: com a ajuda dos nossos amigos brasileiros descobrimos que cocos menos maduros são mais doces, enquanto que cocos mais maduros, que já têm a “laminha” branca mais dura, no interior, são menos doces. Também nos ensinaram a comer esta laminha: com um lenho retirado da própria casca do coco!

Água de coco - Fruta a experimentar no Brasil
Água de coco em frente ao mar

5. Caldo de cana

Uma das grandes descobertas, que não sabíamos que existia e com a qual fiquei maravilhada, foi o caldo de cana. Basicamente é um caldo extraído da cana do açúcar ali mesmo, à nossa frente, numa máquina manual ou elétrica que esmaga repetidamente as canas. Dali sai um caldo dos deuses, tão docinho! Muitas vezes bebe-se acompanhado de um pastel de carne.

Caldo de Cana
Caldo de Cana

6. Caipirinha, a forma mais animada de comer fruta no Brasil

A caipirinha que nos ficou na memória, que bebemos a meio da nossa viagem de buggy pelas dunas de Natal, não levou lima, mas sim caju e ciriguela. Uma mistura muito boa!

Por falar em caipirinha, uma curiosidade: no Brasil chamam limão à fruta a que em Portugal chamamos lima. E ao limão “português”, que os brasileiros pouco usam, chamam limão-siciliano (para dizer a verdade, não vimos nenhum por lá…).

7. Açaí

Apesar de estar a virar moda em Portugal, fomos à origem experimentar sorvete de açaí. Basicamente é um gelado roxo, feito a partir deste fruto, a que se acrescenta normalmente fruta e cereais no topo. É uma fruta com muitos benefícios para a saúde: rico em antioxidantes, com alto teor de cálcio e ferro, ajuda a reforçar o sistema imunitário e a prevenir o cancro. Também pode ser usado como bebida energética, sendo mais saudável que o café.

Acaí num porto de pesca da Ilha Grande
Acaí num porto de pesca da Ilha Grande

8. Cocada

A cocada é um doce típico brasileiro à base de raspas de coco, que encontrámos frequentemente à venda junto à praia. Existem muitas variedades: nós experimentámos cocada de macaxeira (o nome dado à mandioca), de coco queimado e de doce de leite. Uma deliciosa (e pegajosa) bomba de açúcar!

A cocada é um doce tradicional muito apreciado.
Cesto de vendedora de cocadas

9. Bolos

Aproveitando a grande variedade de fruta que há para comer no Brasil, existem também vários bolos que incluem este ingrediente natural. Nós provámos os famosos Quindins, que levam coco, e o Bolo de Rolo de Goiaba, que leva uma pasta semelhante a goiabada.

Apreciar quindins com vista para o mar
Apreciar quindins com vista para o mar

10. Um pouco de Portugal

Descobrimos a fruta portuguesa de que os brasileiros mais gostam, e que também se encontra à venda em muitos sítios: a chamada “pera portuguesa”. É nem mais nem menos a famosa pera Rocha! Muito bom gosto, sem dúvida.

Pera Portuguesa - a nossa tão tradicional Pera Rocha
Pera Portuguesa – a nossa tão tradicional Pera Rocha

Sabemos que ainda ficou muita fruta por explorar neste País de terras quentes e férteis. Uma ótima desculpa para voltar ao Brasil!

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

1 thought on “10 experiências para comer fruta no Brasil”

  1. Pingback: Pelo Caminho Niemeyer: 7 sítios a não perder em Niterói | Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.