Ilhas Cies

Ilhas Cíes: um pequeno paraíso aqui tão perto

Ao calor e ao sol de agosto apetece juntar umas idas à praia. Mas a maioria das praias sofrem o peso de todos os veraneantes decidirem ir de férias ao mesmo tempo. Quem tira férias em agosto depara-se sempre com o pico anual de procura e de preços, tornando-se um desafio encontrar férias baratas e num local sossegado. 

Desafio aceite! Começámos a procurar e encontrámos as Ilhas Cíes. Um pequeno arquipélago na costa de Vigo, um paraíso natural considerado pelo The Telegraph como uma das 10 praias mais paradisíacas da Europa. 

Também apelidado de “Caribe Galego” por causa das suas praias de areia branca e águas cristalinas, as Ilhas Cíes fazem parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza. 86% da área protegida é subaquática e as águas frias garantem a existência de um ecossistema único para várias espécies de peixes e aves.

Perspetiva a partir das Ilhas Cíes, Espanha
Perspetiva a partir das Ilhas Cíes

O arquipélago é composto por três ilhas: a Isla del Faro e a Isla de Monteagudo, que se encontram unidas por uma pequena ponte de construção humana e pelo extenso areal da lindíssima Praia das Rodas, e a Isla de San Martiño que se encontra um pouco mais a sul (e que apenas é acessível com barco próprio).

As ilhas mantêm-se desertas uma boa parte do ano, contando nesses meses apenas com o trabalho de 4 guardas florestais permanentes. Na época balnear existem ferrys várias vezes ao dia a partir das cidades de Cangas, Vigo e Baiona. Baiona é mais próximo de Portugal, ficando a pouco mais de meia hora de carro da fronteira portuguesa, e foi aqui que decidimos apanhar o nosso ferry.

Ilhas Cíes

As ilhas têm um limite de máximo de visitantes diários (2000 visitantes + cerca de 800 campistas e algumas pessoas com barco próprio) pelo que é importante reservar a viagem de ferry com antecedência. Saiba aqui como o poderá fazer.

Nas ilhas não existem carros ou bicicletas, mas os principais locais são facilmente alcançáveis a pé. São proibidos animais de estimação, como forma de proteger a fauna e flora, e os visitantes que vêm apenas por um dia são convidados a regressar com o seu lixo, já que na ilha não existem papeleiras.

Rochas junta a uma das praias das Ilhas Cíes
Rochas junta a uma das praias das Ilhas Cíes

Relativamente a alojamento, o único que existe nas ilhas é um parque de campismo. Visitantes que pretendam passar uma ou mais noites na ilha devem ter uma reserva confirmada no parque de campismo antes de comprar a viagem de ferry.

Existem quatro pequenos restaurantes e um supermercado, com preços acima da média. Espreite aqui o nosso artigo onde poderá obter mais pormenores sobre as infraestruturas da ilha e mais informações úteis para organizar esta viagem.

Uma das praias das Ilhas Cíes
Uma das praias das Ilhas Cíes

Durante a estadia nas Ilhas Cíes são inúmeras as atividades que se podem fazer: aproveitar as bonitas praias, passeios pedestres na natureza, ver as estrelas, mergulhar, atividades educativas para crianças, observação de pássaros, ver o pôr-do-sol, entre outras que descrevemos em maior detalhe aqui.

Espreite todas as dicas úteis que preparámos para quem vai viajar para as Ilhas Cíes e comece já a preparar-se para recarregar baterias neste pequeno paraíso.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

5 thoughts on “Ilhas Cíes: um pequeno paraíso aqui tão perto”

  1. Pingback: Ilhas Cies: o que fazer – explorandar

  2. Pingback: Ilhas Cíes: dicas práticas para visitar – explorandar

  3. Pingback: As melhores praias de Portugal e Espanha para quem já só pensa nas férias de Verão – explorandar

  4. Pingback: As melhores praias de Portugal e Espanha para quem já só pensa nas férias de Verão - Explorandar

  5. Pingback: Dicas práticas para visitar as Ilhas Cíes - Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.