12 coisas imperdíveis para comer e beber na Ilha de S. Miguel (Açores)

Os Açores são agora um destino de eleição e ainda bem, porque vale muito a pena conhecer estas ilhas maravilhosas. Depois de viajarmos até à ilha de S. Miguel, preparámos esta lista com 12 das coisas que mais gostámos de comer durante a nossa estadia, iguarias que consideramos imperdíveis. Esperamos que tenha oportunidade de as experimentar!

E se quiser conhecer outras especialidades poderá provar nesta e nas outras ilhas dos Açores, espreite o artigo Gastronomia nos Açores: lista completa do que comer em cada ilha.

1. Queijo da Ilha

Não é preciso ir aos Açores para reconhecer o mérito e sabor único dos queijos do arquipélago. O mais conhecido e fácil de encontrar em Portugal continental é o queijo da ilha de S. Jorge. Uma das vantagens de viajar para os Açores é que aqui encontramos uma variedade ainda maior de queijos para provar.

Na foto temos um pedaço de queijo das Flores acompanhado do também característico doce de ananás. Uma combinação a não perder.

Queijo da ilha das Flores, nos Açores, com doce de ananás
Queijo da ilha das Flores com doce de ananás

Para quem quer levar queijo dos Açores para casa e estiver em S. Miguel, é possível comprar uma grande variedade por exemplo no mercado de Ponta Delgada ou no hipermercado que existe no centro comercial da cidade.

Reserve aqui uma tour gastronómica em Ponta Delgada

2. Ananás dos Açores

O ananás produzido nos Açores tem características únicas graças ao solo e clima das ilhas. Existem ananases de vários tamanhos e podem ser encontrados à venda em supermercados, restaurantes e mesmo nas próprias plantações, que vale a pena conhecer.

Nós fomos visitar a plantação Augusto Arruda, em Ponta Delgada. Adorámos explorar as várias estufas, onde vimos desde mini ananases, ainda muito jovens, até ananases crescidos, quase prontos a apanhar.

Plantação de Ananases Augusto Arruda, em S. Miguel, nos Açores
Plantação de Ananases A. Arruda, em S. Miguel

3. Carne açoriana (bife)

Nos Açores produz-se alguma da melhor carne de vaca a nível nacional e internacional. A nossa sugestão é que não abandone as ilhas sem provar um bom bife. 

4. Chá

Bebericar um chá quentinho tendo como pano de fundo as plantações de chá é algo que, na Europa, apenas é possível nos Açores. Por isso não podíamos deixar de visitar uma plantação. Visitámos uma das duas existentes em S. Miguel, a Gorreana.  O outro produtor de chá existente na ilha é a Fábrica de Chá do Porto Formoso.

Vista para as plantações de chá da Gorreana, nos Açores
Vista para as plantações de chá da Gorreana

Durante a nossa visita, provámos o resultado da cultura do chá trazida para os Açores no séc. XVIII por mestres japoneses. No final, ainda comprámos umas caixinhas de chá para oferecer.

5. Cozido das Furnas

Essencial numa visita à ilha de S. Miguel é visitar as Furnas e experimentar o famoso cozido. Os vários ingredientes, incluindo o inhame (tubérculo bem conhecido nos Açores e que experimentámos pela primeira vez), são colocados numa panela que é enterrada junto às caldeiras e que coze sob ação da energia geotérmica durante 5 horas.

Comer cozido das Furnas, em S. Miguel, nos Açores
Cozido das Furnas

É um prato cheio de sabor, que não deixa ninguém indiferente.

Reserve aqui uma tour às Fontes Termais das Furnas com jantar (cozido)

6. Licores
Licor dos Açores

Alguém cá em casa é perdido por licores. Na nossa viagem, quase por acaso e depois de um dia de passeio, acabámos por ir visitar a Fábrica de licores Mulher de Capote e provar a enorme variedade de licores que têm para oferecer. O meu favorito é o de maracujá. Já a Diana, não dispensa o de amora. Mas existem outras marcas e sabores a experimentar nas ilhas.

Durante a nossa visita à fábrica, aproveitámos e trouxemos logo algumas miniaturas de vários licores como souvenirs para oferecer à família.

7. Fofa da Povoação

Se for à Vila da Povoação, não se esqueça de provar uma “Fofa” – uma espécie de éclair recheado com creme de baunilha e coberto com um creme de chocolate. Um doce típico da vila que é uma perdição

Quando lá fomos procurámos em várias pastelarias, mas só conseguimos encontrar no Restaurante Jardim, próximo da praça principal da vila.

Comer o bolo Fofa da Povoação, em S. Miguel. Uma espécie de éclair.
Fofa da Povoação

8. Queijadas

Ainda no capítulo dos doces, não podemos esquecer as apetecíveis queijadas. As mais conhecidas são as Queijadas da Vila, das quais gostamos bastante.

Mas existem outras, tal como esta apetecível Queijada de Feijão que conseguimos fotografar pouco antes de desaparecer quando visitámos a Caloura.

Comer Queijada de feijão, na Caloura, em S. Miguel, nos Açores
Queijada de Feijão, na Caloura

9. Peixe

É um pecado ir aos Açores e não experimentar o peixe fresco que as ilhas têm para nos oferecer. Quer seja o peixe fresco grelhado acabadinho de pescar no Porto da Caloura, os chicharros (carapaus) fritos ou esta magnífica petinga (sardinha) da foto. O que não falta são opções para explorar.

Comer petinga ou sardinha dos Açores
Petinga, de comer e chorar por mais

10. Lapas e Cracas

Nos Açores, o sabor a mar não se esgota no peixe. No campo do marisco vale bem a pena provar as lapas e as cracas.

As lapas são mais fáceis de encontrar na maioria dos restaurantes, deliciosamente grelhadas e regadas com sumo de limão.

Já as cracas, apenas se encontram em marisqueiras e devem ser comidas ao natural, para melhor tirar partido do seu forte sabor a mar.

11. Kima

Quase passa despercebido, mas este refrigerante tradicional dos Açores, feito da polpa do fruto da paixão, é excelente. Para quem gosta de maracujá vale bem a pena provar. A nós faz-nos recordar os refrigerantes da nossa infância mas com sabor a maracujá.

Kima de maracujá, bebida dos Açores

12. Caramelos das Furnas

Nas Furnas, para além do cozido, é possível encontrar uma série de outras iguarias. Uma das que descobrimos foram os caramelos tradicionais de limão. Para além de deliciosos, são uma ótima prenda para trazer de recordação.

Leia também a lista completa do que comer em cada ilha dos Açores.

Existem com certeza muitas outras delícias que nos escaparam e que descobriremos em próximas visitas aos Açores. Se tiver sugestões, partilhe-as connosco nos comentários, vamos querer experimentar!

Aproveite e espreite aqui as nossas sugestões de roteiros para explorar a ilha de S. Miguel e desfrute ao máximo deste paraíso.

Kit do Viajante

Selecionámos um conjunto de serviços que usamos e que poderão ajudar a organizar a sua viagem. Ao adquirir serviços através das ligações abaixo, não terá qualquer custo adicional e estará a ajudar o Explorandar a crescer. O nosso muito obrigado!

  • Encontre os melhores preços de alojamento no Booking.
  • A Iati Seguros tem opções de seguro para vários tipos de viagem e ao reservar através deste link tem 5% de desconto.
  • Para alugar carro, comparamos preços no Rentalcars e no Auto Europe.
  • Compre bilhetes para museus, monumentos, tours e transfers no GetYourGuide.

Esta página pode conter links de afiliados.

14 thoughts on “12 coisas imperdíveis para comer e beber na Ilha de S. Miguel (Açores)”

  1. Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: 10 sítios a não perder – explorandar

  2. Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar

  3. Pingback: 4 passos para planear uma viagem aos Açores – explorandar

  4. Pingback: 4 passos para planear uma viagem aos Açores – explorandar

  5. Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: 10 sítios a não perder – explorandar

  6. Pingback: [Roteiro] 3 roteiros para conhecer o melhor da Ilha de S. Miguel – explorandar

  7. Pingback: [Roteiro] Furnas e não só! – explorandar

  8. Pingback: [Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel – explorandar

  9. Pingback: Roteiro pelas Furnas e o famoso cozido | Explorandar

  10. Pingback: [Roteiro] Sete Cidades e Lagoa do Fogo: o que não perder | Explorandar

  11. Jane Marlei

    Acho que já experimentei todas essas delícias! Não me canso de retornar a esse paraíso!
    Só esperando a pandemia passar e abrir para brasileiros.

  12. Pingback: Gastronomia nos Açores: lista completa do que comer | Explorandar

  13. Pingback: [Roteiro] Pelo Nordeste de S. Miguel | Explorandar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.